AGROPECUÁRIA ABRE QUASE 9 MIL VAGAS DE EMPREGO EM 2020

346

Apesar da pandemia, a agropecuária continua segurando a economia e o emprego em Minas Gerais e no país. Entre janeiro e agosto, foram gerados 28.339 novos postos de trabalho no estado. Destes, 8.585 foram abertos pelo setor agropecuário. O estado foi o segundo que mais criou emprego no campo no período. São Paulo registrou a maior alta, com 66.235 novas vagas.

No país, o saldo positivo da agropecuária chegou a 98.320 novas vagas de janeiro a agosto e segue como a atividade econômica que mais gerou empregos, em 2020.

A agropecuária ficou em primeiro lugar na abertura de novos postos de trabalho no Brasil, seguida pela Construção Civil, que gerou 58.464 vagas. Os outros segmentos registraram queda: Serviços (- 489.195), Comércio (- 409.830) e Indústria (- 107.024). 

Roberto Simões

Presidente do Sistema FAEMG

“A agropecuária em Minas Gerais, com destaque para a produção de café, gerou alta demanda por mão de obra, principalmente nas regiões montanhosas, onde a colheita é, predominantemente, manual. Outro setor que contribuiu para o excelente desempenho do nosso estado foi o complexo carnes, que teve forte incremento nas exportações – contribuindo especialmente para a contratação na “indústria de transformação”. Mas é imprescindível destacar que Minas Gerais tem produção extremamente diversificada, gerando empregos em outras cadeias, como grãos, cana, fruticultura e pecuária.” 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui