A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) e o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais assinam, na manhã desta quarta-feira (22), em cerimônia no auditório Dario de Faria Tavares, na ESP/MG, em Belo Horizonte, um Acordo de Cooperação Técnica.
O convênio destina-se à criação de um novo curso de pós-graduação em Saúde Coletiva que envolverá ambas as instituições. Além disso, nos termos do acordo, a Escola irá ceder uma área de 460 m² para a instalação de parte do Centro de Pesquisas René Rachou, bem como disponibilizará à Fiocruz Minas a utilização das salas de aula das duas unidades da Escola para a realização do novo curso.
O acordo significa mais um passo dado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no sentido de fortalecer os programas mineiros de desenvolvimento da saúde. Tanto a Fiocruz quanto a ESP/MG são instituições que atuam há várias décadas no processo de fortalecimento da formação dos profissionais da saúde pública. Portanto, a parceria firmada torna ainda mais efetiva a qualificação e a pesquisa produzidas no Estado.
Tradicionalmente, a Fiocruz estabelece Acordos de Cooperação Técnica com instituições de ensino e pesquisa, entidades e empresas, nacional e internacionalmente. Do mesmo modo, a ESP/MG consolida-se como um centro de produção de conhecimento de abrangência estadual, além de possuir capilaridade nacional, haja vista que integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), além de representar a regional sudeste na Comissão Geral de Coordenação da RET-SUS. Além disso, compõe a Rede de Ensino para Gestão Estratégica do SUS e mantém parcerias com universidades de reconhecida excelência.
Agência Brasil