Capitão do Brasil na Copa do Mundo, o zagueiro Thiago Silva foi chamado pela primeira vez pelo técnico Dunga para a seleção brasileira desde o Mundial nesta quinta-feira, para os amistosos de novembro contra Turquia e Áustria, mas perderá a braçadeira.
O camisa 10 Neymar assumiu o posto de capitão a partir da volta de Dunga ao comando da equipe, e o treinador confirmou que não vai mudar essa situação, apesar do retorno do zagueiro do Paris St. Germain à seleção.
“O Neymar é o capitão. Isso já está decidido”, disse Dunga, segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em entrevista coletiva na sede da CBF, no Rio, após anunciar os 23 convocados para os próximos jogos, o treinador já havia indicado que manteria Neymar como capitão.
“O capitão vai ser sempre capitão. As coisas mudam. Quando eu cheguei na seleção me deixaram escolher os jogadores que achávamos e chegamos aqui e tomamos essa decisão”, disse Dunga.
“O Thiago está voltando, e vamos conversar. Temos que ter respeito igual com todos os jogadores”, acrescentou.
Além de Thiago Silva, outro jogador que está de volta à seleção é o meia-atacante Lucas, que fez parte da preparação do time para o Mundial deste ano, mas acabou fora da lista do então técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa.
“Quanto ao Lucas, ele vai ter uma oportunidade, é o que eu tenho sempre ressaltado, os jogadores vão ser escolhidos pelo rendimento dentro de campo”, afirmou.
A partida do Brasil contra os turcos será em 12 de novembro, em Istambul, e o jogo com a seleção austríaca, no dia 18, em Viena. Esses serão os dois últimos jogos da seleção brasileira em 2014.
Em quatro jogos até agora, o time de Dunga está com 100 por cento de aproveitamento, com vitórias sobre Equador, Colômbia, Argentina e Japão.
Para as próximas partidas, Dunga chamou apenas jogadores de clubes do exterior, de forma a não desfalcar os times do Brasil na reta final da temporada.
Além dos retornos de jogadores com passagem pela seleção, a lista trouxe novidades como o volante Casemiro, do Porto, e os meias-atacantes Roberto Firmino (Hoffenheim), Douglas Costa e Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk).
Agência Reuters.