A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) viabilizou, nesta terça-feira (2), a participação de atletas mineiros em seis competições de natação nacionais e internacionais, além da aquisição de equipamentos para treinamento, por meio de três convênios firmados entre o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, e o presidente da Federação Aquática Mineira, Renato Maia de Souza Horta.
O Governo de Minas assegurou o pagamento das despesas com transporte e hospedagem para o XII Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior I e Júnior II, para a X Copa Cidade de Anápolis e para o Troféu Dr. Paulo Roberto de Mello, que serão realizados em Anápolis (GO); e também para o XXIV Troféu Chico Piscina, para o XVII Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação e para o XVI Troféu Chico Piscina Internacional, que acontecerão em Mococa (SP). Os convênios asseguraram, ainda, a aquisição pela entidade de 20 blocos de partida, para a utilização em competições e treinamentos.
Para Renato Maia, o apoio do Governo do Estado garantirá que as seleções mineiras, compostas por 32 atletas cada, participem dos tradicionais campeonatos: “São provas que existem há mais de 40 anos e Minas Gerais nunca deixou de participar. Esses convênios asseguraram a ida de nossos nadadores”.
“Estamos investindo no desenvolvimento da natação mineira, como é das atribuições da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em um momento em que todo o Brasil prepara seus atletas para a disputa das Olimpíadas de 2012 e, especialmente, de 2016”, explicou Braulio Braz.
Evento paraolímpico
A Seej também tornou possível, por meio de outro convênio, a participação de atletas mineiros em evento paraolímpico, que será realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em São Paulo, em agosto. O documento foi assinado pelo secretário Braulio Braz e pelo presidente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, José Gomes Martins.
“Esse é o terceiro convênio que firmamos com o Estado e ele vai garantir a participação de 13 atletas em duas competições, a primeira de 5 a 7 de agosto e a segunda de 2 a 4 de setembro”, afirmou o presidente da entidade, salientando que voltará a solicitar o apoio da Seej para a terceira competição, que acontecerá de 2 a 4 de dezembro.
“A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude busca incentivar a preparação dos atletas mineiros, para que estejam em condições de disputar medalhas não apenas em competições nacionais, mas de subirem aos pódios das Paraolimpíadas”, ressaltou Braulio Braz.
Agência Minas