Torneio concretiza os objetivos da política de prevenção do Governo de Minas, incluindo o acesso a direitos e espaços de reconhecimento social
Até o dia 1º de agosto, cerca de 3.200 jovens que participam do programa Fica Vivo! em 21 Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC) de Belo Horizonte e Região Metropolitana disputarão troféus e medalhas nas modalidades futsal, vôlei, handebol, basquete, jiu-jitsu, taekwondo e futebol de campo. Os jogos fazem parte da 6ª edição da Olimpíada Fica Vivo!, que teve início nesta sexta-feira (13). A iniciativa é uma realização da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cepec), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
Durante a solenidade de abertura do evento, realizada no ginásio do Centro Educacional Pio XII, em Belo Horizonte, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, destacou a importância de mobilizar as 21 comunidades da Região Metropolitana no projeto. “Esse é um evento tradicional que não era realizado há dois anos e que agora estamos retomando. O Estado está preocupado em dar mais vigor ao Fica Vivo!, implantando três novos Centros de Prevenção à Criminalidade em Minas e levando para frente esse projeto exitoso”, disse. O secretário destacou ainda o esporte e o lazer como formas de inclusão. “A Olimpíada do Fica Vivo! representa uma possibilidade de inserção social de uma grande gama de jovens que estão em fase de formação”, afirmou.
Para o coordenador de Prevenção à Criminalidade da Seds, Talles Andrade de Souza, a olimpíada concretiza os objetivos da política de prevenção, incluindo o acesso a direitos e espaços de reconhecimento social. “Nessa Olimpíada, mais importante que as medalhas são os espaços de confraternização e integração entre jovens, oficineiros e equipe técnica do programa. Esse ano o Fica Vivo! completa dez anos sendo uma política feita não para a juventude, mas com a juventude”, ressaltou.
Na solenidade de abertura da Olimpíada Fica Vivo! 2012, participantes da oficina de percussão do CPC Alto Vera Cruz realizaram a execução do hino nacional. Participaram ainda do evento o diretor do programa Fica Vivo!, Henrique Carvalho, os subsecretários da Secretaria de Esporte e Juventude, Adenilson Adelino de Sousa e Gabriel Souza Marques Azevedo, o diretor do Instituto Elo, Gleiber Gomes de Oliveira, o tenente coronel Wellington José da Silva Baião, da Polícia Militar de Minas Gerais, o delegado Fábio Rodrigues de Almeida, da Polícia Civil de Minas Gerais, e o capitão Edson Pereira de Aquino, do Corpo de Bombeiros Militar.
Jogos
As Olimpíadas do Fica Vivo! têm como objetivos a integração e convivência dos jovens e a disseminação de valores do esporte. Por duas semanas, serão centenas de partidas disputadas pelas equipes dos Centros de Prevenção à Criminalidade Barreiro; Cabana; Jardim Felicidade, Tupi; Jardim Leblon; Minas Caixa; Morro das Pedras, Ventosa; Pedreira Padro Lopes; Ribeiro de Abreu, Paulo VI, Novo Aarão Reis; Santa Lúcia; Serra; Taquaril, Alto Vera Cruz; Citrolândia; Jardim Terezópolis; PTB; Nova Contagem; Rosaneves; Veneza; Sabará, Fátima; Palmital; Via Colégio; Vespasiano, Morro Alto. Ao todo, serão quase cinco mil pessoas participando, entre técnicos, oficineiros, estagiários e jovens.
Até o encerramento das Olimpíadas, os jogos acontecerão no Centro Educacional Pio XII, no Parque Mangabeiras e na Escola Municipal Dom Orione, no bairro Ouro Preto. A cobertura poderá ser acompanhada diariamente na fanpage do evento no Facebook. Para acessar a página, clique aqui.
Agência Minas
Postado por Marta Aguiar
a dorei proerd vai com deus