O governador Antonio Anastasia apresentou, nesta segunda-feira (17), à comitiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), comandada por seu presidente, José Maria Marin, o adiantamento das obras de infraestrutura doMineirão. Eles visitaram o canteiro de obras do Mineirão, que sediará jogos da Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações, do ano que vem, e da Copa do Mundo de 2014, e a Arena Independência, que servirá de apoio para as seleções que vão participar das competições.
Entusiasmado com o andamento dos trabalhos e com a infraestrutura que está sendo montada em Minas Gerais, Marin elogiou o Estado que, segundo ele, é exemplo para o Brasil. “Esta obra é um exemplo para todo o Brasil. É do meu conhecimento, uma vez que as boas notícias vão além das fronteiras de Minas Gerais, que todas as obras de infraestrutura estão sendo feitas de acordo com o organograma, com aquilo pretendido. Eu posso garantir à própria Fifa, na próxima reunião que vamos ter no fim do mês, que Minas está, mais do que nunca, preparada para receber e realizar uma grande Copa do Mundo. Meus parabéns. Saio daqui satisfeito e orgulhoso de Minas Gerais”, afirmou.
Marin também destacou o legado que Minas está construindo e será deixado como benefício para todos os cidadãos a partir das conclusões das obras. “Nós estamos ouvindo o barulho do trabalho. Eu tenho, não só como presidente da Confederação Brasileira de Futebol, mas como brasileiro, um orgulho muito grande pelo que tem sido realizado no estádio de Minas Gerais. A geração de empregos, que nós estamos assistindo, a multiplicação de oportunidades em todos os sentidos é que vão traduzir o grande legado para Minas Gerais, e não só para Minas, mas para todo o Brasil”, disse.
O governador Anastasia reafirmou o compromisso de Minas em realizar uma grande Copa do Mundo. Durante a visita, Anastasia delimitou o novo centro do gramado do Mineirão. “É uma visita muito importante, não só porque acabamos de marcar aqui o centro do gramado onde vamos iniciar os jogos futuros no Mineirão a partir do ano que vem, mas fundamentalmente porque nessa visita o presidente fez observações muito importantes para o futebol de Minas Gerais e do Brasil. Reafirmo, juntamente com o consórcio Minas Arena, responsável pela obra, que estamos rigorosamente dentro do cronograma da entrega da obra do Mineirão para o dia 21 de dezembro deste ano. As obras de acesso, parabenizo o prefeito, também estão dentro do prazo”, lembrou.
Seleção em BH
Durante a visita às obras do Mineirão e à Arena Independência, o presidente da CBF prometeu trazer para Minas Gerais, em 2013, um jogo da Seleção Brasileira de Futebol. “A partir de agora, vamos estudar com todo carinho para, depois do dia 21 de dezembro, dar prioridade para que a Seleção Brasileira venha se exibir em Minas Gerais como demonstração de reconhecimento a esse trabalho maravilhoso que está sendo realizado. Vamos trazer a Seleção Brasileira. O que Minas merece, Minas terá da Conferência Brasileira de Futebol”, disse.
O senador Aécio Neves, que também participou da visita, parabenizou o Estado e a prefeitura pelo trabalho conjunto e levou ao presidente da CBF novos pleitos de Minas Gerais. “Estão de parabéns o prefeito e o governador por essa parceria absolutamente fundamental. Vou deixar de público o meu pedido ao presidente. Eu solicitei ao Marin em nome do prefeito Marcio Lacerda e do governador Anastasia que, já para a Copa das Confederações, a Seleção Brasileira possa fazer uma parte da preparação em Belo Horizonte, atraindo para cá a imprensa nacional e internacional”, disse Aécio.
Faltam 95 dias para a conclusão da obra do estádio, 270 dias para a Copa das Confederações e 633 dias para a Copa de 2014. O estádio terá capacidade para 64 mil torcedores, cerca de 100 camarotes, espaço para cerca de 3.000 jornalistas durante a Copa e 388 em outros campeonatos. O Mineirão terá ainda uma área externa que será um espaço de convivência com museu, lojas e lanchonetes. A obra já está 78% concluída, há 2.900 operários em campo e 100% das peças pré-moldadas das arquibancadas e da esplanada já foram fabricadas. 95% dos pré-moldados já foram instalados e 90% da arquibancada inferior concluída.