Foi uma estreia com o pé direito. Nesta sexta-feira, no primeiro dia do atletismo em Londres, Rosângela Santos fez a melhor marca da carreira nos 100m e se tornou a primeira brasileira a passar para as semifinais da prova em Olimpíadas. Ela terminou em segundo lugar na quinta bateria da noite, com o tempo de 11s07, atrás da americana Allyson Felix, que encerrou com 11s01. O resultado de Rosângela supera também a melhor marca sul-americana, de 11s15, de Ana Cláudia Lemos. O tempo, porém, não foi considerado recorde porque a velocidade do vento passou dos 2m/s, o máximo permitido pelas regras da Federação Internacional de Atletismo.
– A minha largada até foi boa, mas elas saem muito rápido. Eu ainda não estou nesse patamar. Eu estou trabalhando nisso, mas é preciso tempo. Eu deixei a prova um pouco, mas mantive a calma e cheguei bem – resumiu Rosângela, com um largo sorriso no rosto.
As semifinais e a grande final vão ser disputadas neste domingo, no Estádio Olímpico. Mas, para ter chances de passar para a decisão, a brasileira precisa melhorar mais o tempo.
– Para passar da semi, eu tenho que sair bem melhor e acompanhar a prova. Não posso deixar a prova fugir. Se eu deixar a prova fugir, vai ser fatal. O tempo para a final deve ser 11s00, 10s90. Passar para a final sempre foi a minha meta desde o começo da temporada. Não achei que eu conseguiria, mas agora já estou mais confiante – completou a atleta.
Rosângela tem 21 anos. Campeã Pan-Americana em Guadalajara, em 2011, ela nasceu em Boston, nos Estados Unidos, mas se mudou para o Brasil com apenas um ano de idade. Atualmente, treina na Vila Olímpica do Mato Alto, uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Fonte: globoesporte.com