Após a eliminação pela Holanda nas quartas-de-finais, a seleção brasileira precisa colocar a casa em dia, porque já no dia 10 de agosto há um amistoso contra os Estados Unidos. Horas após o desembarque de Dunga no Brasil, o técnico recebeu a notícia de que ele e toda a sua comissão técnica estavam demitidos. Resta saber quem assume o posto e a difícil missão de não falhar na conquista do hexacampeonato na copa que vai realizar-se aqui no Brasil.
Ricardo Teixeira, presidente da CBF, não deixou claro quem será o novo técnico da seleção, mas começou a traçar seu perfil. Ele quer alguém que renove a seleção brasileira, que convoque jogadores jovens e que estejam em condições de jogar a copa de 2014. É evidente que numa copa no Brasil, a pressão será a maior possível e que o povo brasileiro não vai aceitar nada menos que o título. Ricardo Teixeira salienta que não quer resultados imediatos. Lembrou que em 2006 e 2010 a seleção brasileira havia chegado à Copa do Mundo vencedora da Copa América e da Copa das Confederações e ainda assim não conseguiu sequer passar das quartas.
Cinco nomes destacam-se na sucessão de Dunga: Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Ricardo Gomes, Leonardo e Muricy Ramalho.
Luiz Felipe Scolari: É o eterno campeão do penta. O Felipão torna-se favorito na medida em que foi um técnico vencedor. Apesar de acertado com o Palmeiras, ainda não assinou contrato e nada o impede de ser o novo técnico da seleção brasileira.
Mano Menezes: Vencedor com o Grêmio e o Corinthians, o técnico sagrou-se entre os melhores do país nos últimos anos tornando-se referência. Como ele consegue mesclar juventude e experiência em seus elencos, passa a tornar-se um candidato em potencial.
Ricardo Gomes: Apesar da desastrosa campanha de 2004 quando a seleção brasileira não conseguiu classificar-se para a Olimpíada de Atenas, o técnico é um dos favoritos de Ricardo Teixeira.
Leonardo: Ex-técnico e ex-dirigente do Milan, o campeão mundial com a seleção em 1994 está parado. Quando se desligou do clube italiano, em maio passado, ele chegou a ser cogitado para assumir o Flamengo, mas o convite não existiu. Com bom trânsito na CBF, Leonardo está parado.
Muricy Ramalho ainda está na pauta, mas com menos força. O treinador do Fluminense, que vem fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro, já esteve cotado antes. Durante as eliminatórias para a Copa de 2010, quando Dunga balançava no cargo, Muricy, na época ainda no São Paulo, onde ganhou três títulos nacionais, chegou a ser apontado como o substituto natural. O seu contrato com o Flu vai até o final do ano, com opção de renovação por mais duas temporadas.
Felipão é o preferido em enquete
Em recente pesquisa do GLOBOESPORTE.COM, Felipão foi apontado como o preferido dos internautas com 46% dos votos. Em segundo lugar apareceu Muricy (11%) e em terceiro, Mano (10%). Luxemburgo foi o quarto (9%) e Leonardo (7%) o quinto. Dos que votaram 7% também preferiam a manutenção de Dunga. O santista Dorival Júnior, com 4%, figurou na lista, à frente de Abel Braga (1%), Adilson Batista (1%) e Oswaldo Oliveira (0,5%).
O nome do novo técnico será anunciado até o fim de julho. A seleção brasileira já tem um compromisso marcado para o dia 10 de agosto, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey.
Com informações da Rede Bandeirantes