Minas Gerais será novamente sede de uma das edições das Olimpíadas Escolares (OE), maior competição estudantil do país. A cidade de Poços de Caldas, no Sul do Estado, foi a escolhida para acolher mais uma vez o evento e receberá milhares de atletas, representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Durante quatro anos consecutivos, o município foi palco das OE: de 2006 a 2009. Realizada entre 6 e 15 de setembro, as olimpíadas reunirão os alunos-atletas de 12 a 14 anos campeões das etapas estaduais dos jogos escolares.
Estarão em disputa 13 esportes: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol. Todos serão disputados nos naipes masculino e feminino, exceto a ginástica rítmica, disputada apenas por mulheres. A delegação mineira será composta por 174 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e oficiais. Ao todo, 28 municípios de todas as regiões de Minas serão representados na OE.
As equipes campeãs das modalidades coletivas e os atletas vencedores dos esportes individuais no módulo I da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) estarão competindo para garantir bons resultado para o Estado anfitrião das Olimpíadas Escolares.
Agencia Brasil