Motivação é tema da III Jornada do CREAD – MG

211

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, promoveu, nesta sexta-feira (21), a III Jornada do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), em Belo Horizonte. Os objetivos foram divulgar os trabalhos realizados pelo Governo de Minas na atenção aos dependentes químicos e familiares, proporcionar a troca de experiências entre entidades parceiras e debater assuntos ligados à área para melhoria na prestação de serviços.

O tema da jornada deste ano é a “Motivação como uma vida para o tratamento”. Atualmente, o uso e o abuso de drogas lícitas e ilícitas e, consequentemente, o tráfico de substâncias têm ameaçado a sociedade, seja por seu impacto na saúde ou pelas consequências sociais, econômicas ou políticas.

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, destacou a importância do evento. “A  jornada é a oportunidade da construção de unidade no ambiente das políticas públicas, debatendo boas práticas e novos rumos para o tratamento de dependentes químicos”, explica.

No mesmo sentido, o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressaltou que o Cread, em sua terceira jornada, debate a motivação. “Trata-se da condição inicial para garantir resultados positivos no processo de tratamento. Acredito que essa estratégia vai fortalecer as ações do Cread e a de seus parceiros”, destaca.

Segundo a defensora Pública do Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte, Mariana Carvalho de Paula Lima, o maior desafio é ter a adesão voluntária do dependente químico ao tratamento. “Devemos entender que o dependente é o sujeito do tratamento e não objeto dele. Daí a importância da motivação. Podemos ter o melhor modelo de tratamento, se não conseguirmos motivá-lo para adesão, não teremos efetividade no resultado”, afirma.

Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas 

O Cread é uma ação do Governo de Minas criada pela Lei Delegada nº112, de 25 de janeiro de 2007. Está vinculado a Subsecretaria de Política sobre Drogas e integra a pasta da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

O centro em como missão ser polo mineiro na temática álcool, tabaco e outras drogas. Para isso, objetiva ampliar estudos e pesquisas, além de democratizar o conhecimento científico por meio das qualificações e capacitações, sob a ótica da Educação Continuada.

Dessa forma, são enfatizadas as propostas da política do Governo de Minas, consolidando os serviços de atenção ao dependente químico, familiares e público institucional, por meio do SOS Drogas, do Atendimento de Orientação Telefônica, via LigMinas 155/opção 1, e da mídia eletrônica, fortalecendo a municipalização das ações da política sobre drogas.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui