A audiência pública ocorrida na manhã desta segunda-feira, em Varginha, sinaliza que, além de questões técnicas, a cidade está bem amparada politicamente em sua campanha para ser uma das 32 sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que participou da audiência na cidade, Éder Campos, a FIFA recebeu 185 opções de sub-sedes, as quais passarão por um primeiro filtro que selecionará 90. Destas 90, as 32 mais bem aparelhadas e capacitadas serão escolhidas para receber um país participante do mundial de 2014. Éder elogiou a iniciativa e disse que não poderia deixar e atender ao convite para participar do evento.
A audiência foi realizada graças a um requerimento de autoria do deputado sulmineiro Ulysses Gomes, aprovado pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa. A comissão é presidida pelo ex-jogador do Atlético mineiro, deputado Marques Abreu. Além de Marques e Ulysses, os deputados Pompílio Canavez e Fabiano Tolentino participaram ativamente da audiência, numa articulação de forças para batalhar por Varginha. Todos os deputados, ouvidos pela assessoria de Ulysses Gomes, concordam que a cidade tem boas condições para receber uma delegação. Para Marques, experiente no assunto, a cidade tem boa performance. Ele elogiou o gramado, o centro de fisioterapia, entre outros aspectos dos ambientes locais.
A localização da cidade, entre duas capitais que sediarão jogos da Copa – São Paulo e Belo Horizonte – a boa rede hoteleira, a proximidade com o Lago de Furnas e o Circuito das Águas foram algumas das vantagens apontadas pelo Deputado Ulysses que favorecem o nome de Varginha. Ele lembrou que outra cidade da região, Cambuquira, também está em campanha para aproveitar o evento mundial sendo a fornecedora oficial de água mineral da Copa. Ulysses destacou também Três Corações, a terra de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé, distante a apenas 30 km de Varginha.
Além da audiência no Teatro Mestrinho, no Colégio Marista, os deputados e a equipe técnica da Secopa foram ao aeroporto de Varginha e ao Centro de Treinamento. No aeroporto, conheceram o novo terminal, que está em obras e deve ficar pronto em julho deste ano. Atualmente, o aeroporto tem vôos para São Paulo, Juiz de Fora, Porto Alegre, Joinvile e Criciúma e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou a ampliação para as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Macaé, Campos e Vitória.
A realização da audiência foi considerada uma importante iniciativa para fortalecer o nome da cidade. Em Minas Gerais, mais 16 cidades estão ‘brigando’ pela Copa. O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho, o Corujinha, apresentou detalhes do Varginha na Copa, projeto de autoria da Prefeitura. Participaram da audiência vereadores da cidade, secretários de turismo e esporte e prefeitos de algumas cidades da região.
JMl