Entre os dias 20 e 29 de setembro, 100 atletas representarão o Brasil na primeira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, em Lima, Peru. A nova geração do esporte brasileiro competirá em 19 das 22 modalidades da competição que reunirá atletas com idade até 18 anos de 14 países do continente. Minas Gerais contará com dois atletas na delegação nacional: Tatiana Adorno, na natação, e Lélio Puggina, no judô. Ambos atuam pelo Minas Tênis Clube.
De acordo com dados do Comitê Olímpico Brasileiro, 49% dos atletas da delegação em Lima é oriunda dos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo COB desde 2005 e que vem se transformando num grande celeiro de talentos para o esporte nacional. Além do Brasil e do Peru, os países participantes do evento são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname.
A criação dos Jogos Sul-americanos da Juventude faz parte do planejamento estratégico da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) para o desenvolvimento esportivo da região. A iniciativa está alinhada aos Jogos Olímpicos da Juventude, seguindo o mesmo programa esportivo, faixa etária, e filosofia de fortalecimento do esporte com o estímulo à cultura e à promoção da ética e da educação dos jovens. A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecem em 2014 em Nanjing, na China. O sul-americano não é classificatório para os Jogos Olímpicos, mas serve como preparação.
Agência Minas