Atletas de 110 países chegam ao Rio de Janeiro para Jogos

261

Pelo menos 1,3 mil atletas de 110 países já estão alojados na Vila Verde, unidade do Exército que receberá os competidores de seis modalidades dos Jogos Mundiais Militares. O balanço parcial apresentado hoje (13), pelo prefeito da vila localizada em Deodoro, zona norte da capital fluminense, major Érico Peixoto, representa quase a metade do número de atletas esperados na unidade.

“Os representantes estrangeiros começaram a chegar dia 8, quando foi feita a abertura da vila para os chefes das delegações. Mas os atletas começaram a chegar mesmo no dia 11. E já temos praticamente 50% dos atletas previstos para a Vila Verde”, disse o major.

A Vila Verde será o local de concentração dos competidores de seis modalidades dos Jogos Mundiais Militares: futebol, esgrima, hipismo, atletismo, vôlei e pentatlo militar.

A Vila Verde, que tem cerca de 150 mil metros quadrados de área, divididas em 17 blocos com estrutura para hospedagem, alimentação e treinamento, também reúne quase 1,5 mil profissionais contratados por empresas que foram selecionadas para prestar serviços durante a competição internacional que começa no próximo sábado (16).

Na Vila Azul, da Aeronáutica, que fica próxima a unidade do Exército, o último balanço registrou a chegada de 128 atletas, de dez países, que vão competir nas modalidades de basquete, judô, natação, pentatlo moderno, pentatlo aeronáutico, triatlo, vôlei e vôlei de praia.

Em Campo Grande, na Vila Branca, estão alojados 230 atletas estrangeiros. O local reúne os competidores do pentatlo naval, boxe, taekwondo, vela e orientações. O único atleta brasileiro que está na unidade da Marinha representa a modalidade Orientações, uma novidade dos Jogos Mundiais Militares deste ano.

Desde a semana passada, a Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) está funcionando em esquema especial para agilizar o desembarque das delegações. A operação envolve as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. A coordenadoria regional da Receita Federal estima em 6 mil o número de participantes de 109 países, durante o período dos jogos.

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui