Começou na manhã de terça-feira a (20/08) primeira fase da venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. A comercialização dos bilhetes – baseada em etapas de solicitação e sorteio – foi iniciada às 7h da manhã e a grande demanda para os jogos em Belo Horizonte começou por ingressos da categoria 4, mais baratos, para as partidas das oitavas de final e semifinais. A maior procura em geral, como se esperava, no entanto, concentra-se no jogo de abertura, no dia 12 de junho, em São Paulo (SP), e na grande final, que será disputada em 13 de julho, no histórico Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Logo no início da venda, algumas falhas foram identificadas no serviço de compra dos bilhetes via site oficial da Fifa. Na versão em português da página de cadastro para acesso ao procedimento de compra, por exemplo, algumas vezes, o serviço aparecia como indisponível. No entanto, a partir do momento que o acesso era feito pela versão em inglês, era possível completar o restante do procedimento em português. Além disso, na versão em espanhol não há o banner na página inicial indicando a venda de ingressos.
Um pouco mais cedo, identificou uma outra falha: um bloqueio na solicitação de tíquetes para alguns jogos. A segunda partida em Manaus (AM) e em Porto Alegre (RS), ambas no dia 22 de junho, estariam apresentando o problema.
A primeira fase da venda de ingressos – por solicitação e sorteio- vai até o dia 10 de outubro. Haverá ainda outras duas fases: de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2014, e a outra, de última hora, de 15 de abril a 13 de julho de 2014. A solicitação das entradas pode ser feitas pelo site da fifa: www.fifa.com.
Na fase inicial de vendas devem ser disponibilizados cerca de um milhão de ingressos, dos quais aos menos 300 mil serão da categoria 4, oferecidos prioritariamente a clientes que são cidadãos com mais de 60 anos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família. De acordo com a Fifa, mais de 80 mil solicitações de ingressos foram feitas somente na primeira hora de venda.
Agência Minas