A saudade fez André Azevedo voltar a participar do Enduro da Independência após 16 anos

438
André Azevedo, um dos principais pilotos brasileiro
André Azevedo, um dos principais pilotos brasileiro

 

Por Devair G. Oliveira do JM1.com.br. Um dos brasileiros mais experientes em provas de Rally, André Azevedo está entre os principais nomes da 31ª edição do Enduro da Independência, que está  reproduzindo o trajeto da Rota Imperial de Vitória (ES) a Ouro Preto (MG), de 4 a 7 de setembro.

Hoje 6 de setembro ele fala a nossa reportagem de suas aventuras e conquistas não só em terras brasileiras mas em muitas provas internacionais,  atencioso e alegre com todos, foi sua marca na passagem pela cidade polo de Manhuaçu MG. Sua experiência em competições de Rally é extenso. Natural de São José dos Campos (SP) Foi o primeiro brasileiro a competir no  Rally Dakar, participou de 25 edições, sendo 10 nas motos, 14 nos caminhões e uma nos carros. Seu melhor resultado no geral foi o vice-campeonato dos caminhões, em 2003, enquanto nas motos alcançou a nona posição geral, em 1993.

Este ano ele volta às origens atrás de novas aventuras sobre duas rodas, já que sua primeira escola foram as  9 primeiras provas do Rally Enduro da Independência que participou  “O que eu busco nessa volta é um resgate da aventura. Não estou pensando tanto em competir, mas sim em diversão. Com a experiência que tive no Dakar, eu posso afirmar que gosto muito dessa emoção”, comenta André que estava fora da competição da categoria motos há 16 anos, desde o Dakar de 1997.

Além da aventura, André espera reviver o clima que encontrou nas primeiras edições do Enduro da Independência. “Participei do inicio até a 9ª edição, conseguindo por três vezes o vice-campeonato, e tenho lembranças muito boas. A saudade me fez voltar e ainda as festas que fazem em cada cidade que agente chega, o encontro com outros trilheiros do Brasil, as histórias de superação nas adversidades. Enfim, é um mini-Dakar com outros ingredientes,  com muito mais calor humano”, comenta André.

Para André, seu maior desafio será se adaptar à navegação em uma prova de enduro. “Já são 23 anos sem participar de um enduro de regularidade. Será um desafio ver toda a tecnologia para navegação de hoje e manter a média horária. Vou ter aulas novamente, e vou  disputar na categoria Dupla Graduado ao lado de Cristiano Moreira da Silva. Diz o piloto André

Ainda sobre o trajeto, da Rota Imperial  feita por Dom Pedro II  entre os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, André afirma estar desfrutando das belezas das cidades por onde passa. “As trilhas que o TCMG (Trail Clube Minas Gerais) levanta são de uma beleza natural muito grande e cheias de novidades para quem gosta de aproveitar a natureza”. Conclui André

Programação do Enduro da Independência 2013

1º dia – 04/9 (Quarta-feira) – Largada: Vitória (ES) – Chegada: Venda Nova do Imigrante (ES)

2º dia – 05/9 (Quinta-feira) – Largada: Venda Nova do Imigrante (ES) – Chegada: Manhuaçu (MG)

3º dia – 06/9 (Sexta-feira) – Largada: Manhuaçu (MG) – Chegada: Viçosa (MG)

4º dia – 07/9 (Sábado) – Largada: Viçosa (MG) – Chegada: Ouro Preto (MG)

O Enduro da Independência 2013 tem patrocínio da Honda, Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Ipiranga, Instituto Rota Imperial, Microcity, Prefeitura Municipal de Vitória, Cervejaria Backer e Plena Alimentos. Apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e Motostreet.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui