Depois de quase duas horas de futebol, 13 cartões amarelos, uma expulsão e um jogo sem gols, Andrés Iniesta marca o gol da vitória da furiosa e escreve o nome da Espanha na história das copas.
O seleto grupo de vencedores da copa do mundo deixou de ser G-7 pra virar G-8. Já contava com Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França, e agora conta com mais um europeu, a Espanha. Além de sagrar-se campeã mundial, a Espanha, que é conhecida como a Fúria pelos torcedores espanhóis,supera o Brasil no ranking da FIFA com essa vitória e passa a ser considerada a melhor seleção do mundo na atualidade. Apesar de ter perdido a Copa das Confederações e o jogo de estréia na copa, a Espanha termina 2010 no topo e põe fim de vez à sua fama de amarelona. Chegou como a grande favorita á África do Sul mas perdeu logo na sua estréia, deixando milhares de torcedores desacreditados. Famosa pela posse de bola, a Espanha foi campeã com apenas 8 gols marcados e 1 sofrido, terminando a copa com 6 vitórias e 1 derrota.
À Holanda, que pela terceira vez chega a uma final de copa do mundo, resta lamentar. Jogou pior que a Espanha o tempo todo, na defensiva, de forma absurdamente violenta. No final do jogo veio o resultado: um gol que pôs fim ao sonho da laranja.
A seleção espanhola também venceu o prêmio FairPlay da FIFA, que premia a seleção que apresentou o jogo mais limpo. A copa terminou com quatro jogadores marcando cinco gols: Villa da Espanha, Sneijder da Holanda, Müller da Alemanha e Forlán do Uruguai. O primeiro critério de desempate da FIFA nesse caso é o número de assistências, e portanto, Müller da Alemanha leva a Chuteira de Ouro. Além disso, o jogador também ficou com o prêmio de Revelação da Copa. O goleiro e capitão da seleção espanhola, Casillas, foi eleito o melhor goleiro da copa. A verdadeira surpresa ficou por conta daquele que foi eleito melhor jogador da copa, pois ele não saiu da campeã , nem da vice, mas sim do 4º colocado Uruguai. O nome dele é Diego Forlán, jogador que ficou famoso por carregar o Uruguai nas costas até às semifinais.