A Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça, no município de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, vem trabalhando a concentração e o raciocínio lógico dos alunos a partir do xadrez, com o Projeto Xeque Mate. O jogo de xadrez faz parte do planejamento pedagógico dos professores de Matemática, Geometria e Educação Física que visa também estimular a convivência entre os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.
“O projeto consiste em três etapas. A primeira foi trabalhar a história do xadrez em sala de aula. Depois foi feita a pintura dos tabuleiros de xadrez nos bancos da escola. Essa atividade contou com o apoio dos alunos do 9º ano do ensino fundamental”, explicou o professor de Geometria, Carlos Leonardo de Alcântara Almeida. Com a atividade de pintura realizada pelos próprios alunos, a ideia é que eles sintam-se também responsáveis pela preservação do espaço escolar.
A próxima etapa busca a popularização do xadrez na escola. Nas aulas de Matemática, os alunos receberão orientações sobre as regras do xadrez. “Agora a etapa do projeto vai atingir a todos os 1.500 alunos da escola. Como os tabuleiros já foram pintados, os estudantes podem jogar o xadrez no intervalo das aulas”, adianta o diretor. Os próprios alunos serão responsáveis pela distribuição e recolhimento das peças.
Para aluna do 9º ano do ensino fundamental, Luísa Bergo, de 13 anos, a iniciativa é interessante e vai despertar o interesse em aprender Matemática para aqueles alunos com dificuldades na disciplina. “O projeto vai ajudar a instruir mais os alunos. A gente passa a se envolver mais nas aulas de Matemática, Geometria e Educação Física. Além da memorização e do raciocínio lógico, o jogo ajuda as pessoas a ficarem mais pacientes, pois precisam esperar o momento certo para fazer a melhor jogada”, ressalta a estudante.
Com a disseminação da cultura do xadrez na escola, a ideia dos professores é que novos jogos possam ser incorporados ao projeto futuramente. A dama, o jogo da velha e o resta um estão entre os nomes para a próxima fase.
O Projeto Xeque Mate é realizado de forma interdisciplinar e tem a coordenação dos professores Carlos Leonardo de Alcântara Almeida (Geometria), Luiz Felipe Carvalho (Matemática) e Sílvia Martins Barroso (Educação Física). A avaliação do andamento do projeto será feita de forma contínua, observando o desenvolvimento do aluno durante a prática do jogo. Ele também será observado quanto às mudanças positivas em suas atividades comportamentais.
Agencia Minas