Xadrez ajuda a concentração e o raciocínio lógico de alunos na Zona da Mata

199

A Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça, no município de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, vem trabalhando a concentração e o raciocínio lógico dos alunos a partir do xadrez, com o Projeto Xeque Mate. O jogo de xadrez faz parte do planejamento pedagógico dos professores de Matemática, Geometria e Educação Física que visa também estimular a convivência entre os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.

“O projeto consiste em três etapas. A primeira foi trabalhar a história do xadrez em sala de aula. Depois foi feita a pintura dos tabuleiros de xadrez nos bancos da escola. Essa atividade contou com o apoio dos alunos do 9º ano do ensino fundamental”, explicou o professor de Geometria, Carlos Leonardo de Alcântara Almeida. Com a atividade de pintura realizada pelos próprios alunos, a ideia é que eles sintam-se também responsáveis pela preservação do espaço escolar.

A próxima etapa busca a popularização do xadrez na escola. Nas aulas de Matemática, os alunos receberão orientações sobre as regras do xadrez. “Agora a etapa do projeto vai atingir a todos os 1.500 alunos da escola. Como os tabuleiros já foram pintados, os estudantes podem jogar o xadrez no intervalo das aulas”, adianta o diretor. Os próprios alunos serão responsáveis pela distribuição e recolhimento das peças.

Para aluna do 9º ano do ensino fundamental, Luísa Bergo, de 13 anos, a iniciativa é interessante e vai despertar o interesse em aprender Matemática para aqueles alunos com dificuldades na disciplina. “O projeto vai ajudar a instruir mais os alunos. A gente passa a se envolver mais nas aulas de Matemática, Geometria e Educação Física. Além da memorização e do raciocínio lógico, o jogo ajuda as pessoas a ficarem mais pacientes, pois precisam esperar o momento certo para fazer a melhor jogada”, ressalta a estudante.

Com a disseminação da cultura do xadrez na escola, a ideia dos professores é que novos jogos possam ser incorporados ao projeto futuramente. A dama, o jogo da velha e o resta um estão entre os nomes para a próxima fase.

O Projeto Xeque Mate é realizado de forma interdisciplinar e tem a coordenação dos professores Carlos Leonardo de Alcântara Almeida (Geometria), Luiz Felipe Carvalho (Matemática) e Sílvia Martins Barroso (Educação Física). A avaliação do andamento do projeto será feita de forma contínua, observando o desenvolvimento do aluno durante a prática do jogo. Ele também será observado quanto às mudanças positivas em suas atividades comportamentais.

Agencia Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui