A Unesc estabeleceu mais um marco na sua história na noite de hoje (19/4) ao lançar o Ipete (Instituto de Pesquisa e Tecnologia Educacional), que faz parte do Iparque (Parque Científico e Tecnológico). O novo instituto foi apresentado durante o Seminário Ibero-americano de Tecnologia Educacional e Inovação Pedagógica, no Auditório Ruy Hülse. O Ipete vai desenvolver recursos tecnológicos educativos (softwares), inovar e prestar serviços de assessoria e capacitação especializada na área da educação e tecnologia.
“Esse projeto é um diferencial por ser tratar de uma inovação. Vamos transformar ideias em oportunidades para nossa região. É o momento para dar um incremento na educação de nossos filhos e na capacitação de nossos professores”, destacou o vice-reitor Marcio Fiori. O evento também contou com a assinatura do acordo de cooperação entre a Unesc e a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e a palestra do professor doutor Oscar Becerra, do Peru, sobre “Inovação Disruptiva em Educação”.
A responsável pela implantação do projeto, Maria Aparecida da Silva Mello, salientou que é preciso desenvolver novas tecnologias para ampliar o intelecto dos alunos. “Estamos em um país em pleno desenvolvimento que ainda tem escolas em que um professor não saber nem ligar um computador. É nosso dever democratizar a educação”, salientou Maria Aparecida.
O seminário também contou com a presença do deputado federal Ronaldo José Benedet (PMDB), incentivador do Ipete. “Na era do conhecimento nós podemos transformar a vida das pessoas através da tecnologia, da educação e da capacidade criativa”, comentou.
OEI
“A OEI atua em 22 países com a missão de promover a educação, a ciência e a cultura no contexto do desenvolvimento, da democracia e da integração regional através da cooperação entre países ibero-americanos”, afirmou a coordenadora de cooperação técnica da OEI, Claudia Baena Soares. O acordo entre a Unesc e a OEI busca a democratização e a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Claudia se mostrou satisfeita com a realização desse primeiro evento, já em parceria com a Universidade.
O Ipete vai atuar em duas linhas. A primeira é de formação, com cursos e oficinas de formação continuada, serviços de formação em rede (atuando com conteúdos e recursos da web), consultoria e assessoria. Ele vai capacitar professores ao uso de ferramentas da web como, montar um vídeo ou interagir com os softwares educativos.
A segunda linha terá como foco o desenvolvimento de recursos digitais (softwares), experimentos e inovações. A ideia é selecionar softwares, ou até mesmo desenvolvê-los, e transformá-los em ferramentas educativas.
Davi Carrer
JP 3981/SC