A primeira unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec) no Triângulo Mineiro foi inaugurada nessa segunda-feira (16) em Uberaba. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) coordena o projeto que tem a parceria da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU) e Fundação de Ensino Técnico e Pesquisa de Informática de Uberaba (FETPIU).
A Uaitec irá funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro na readequação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT Markito) e terá como prioridade atender, gratuitamente, aos jovens e ampliar o direito ao conhecimento e à informação. Em um dos seus espaços vai funcionar o CVT, com o objetivo de promover a inclusão social e digital. Para isso, a unidade possui salas de informática equipadas com computadores conectados à internet, laboratório vocacional de música, sala de videoconferência e o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE).
Segundo o secretário Narcio Rodrigues, esse é um projeto inovador que permite um avanço no ensino a distância (EAD) do país. “Nosso objetivo é que com essa mudança do CVT para a rede Uaitec, Minas Gerais ofereça ao longo dos próximos anos mais de 40 mil vagas de ensino superior. A nossa ideia é que a Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais incorpore aparatos da ciência, da tecnologia e da inovação com a parceria com o empreendedorismo e com a iniciativa privada, suprindo as necessidades e anseios do mercado de trabalho da região do Triângulo Mineiro”, ressaltou o secretário.
Além disso, o CVT de Uberaba terá duas incubadoras, uma ligada ao design de produtos e outra a Tecnologia da Informação (TI), em uma governança compartilhada entre a Uaitec, universidades interessadas em aderir ao projeto e setores produtivos vinculados a proposta.
Uaitec
Programa gratuito concebido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para permitir a construção de um ambiente onde as universidades estaduais, federais mineiras poderão oferecer cursos de graduação, tecnólogos, extensão universitária, idiomas, pós-graduação (mestrado e doutorado), através da implantação de uma rede de Polos de educação a distância (EAD).
Centro Vocacional Tecnológico (CVT)
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das prefeituras municipais e parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação, e aperfeiçoamento profissional.
A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do país. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 700 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de emendas parlamentares.
O Centro Vocacional Tecnológico de Uberaba fica na Rua Ronan Martins Marques, 487, 5º andar no bairro Universitário.
Agência Minas
Postado por Marta Aguiar