Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos

321
Capacitação do Programa Digna Idade de valorização da pessoa idosa

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) iniciou, nesta terça-feira (2), novas capacitações do Programa Digna Idade de valorização da pessoa idosa, voltadas para cerca de 80 instituições da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades, em oito polos regionais do Estado.

Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a capacitação será realizada até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Indiretamente serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

A capacitação atende equipes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) das regiões Sul de Minas, Vale do Mucuri, Alto Paranaíba, Noroeste, Central, Norte, Centro-Oeste e Zona da Mata, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora. A primeira cidade a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguida de Teófilo Otoni, Paracatu e Araxá.

Valorização

Durante o curso, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, que incluem a forma de dar banho, como ministrar medicamentos e têm dicas de primeiros socorros, reabilitação, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

O Programa foi lançado em outubro de 2003, sendo concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas. “Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha.

Além de oferecer apoio técnico, o Programa Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou cerca de 17 mil idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do Estado.

Troca de experiências

Do Recanto Salvador Pires, de Santa Maria de Itabira, na região Central do Estado, a dirigente da instituição filantrópica, Vera Lúcia Duarte Bretas, avalia a oportunidade como uma grande contribuição não só de conhecer a legislação para melhor administrar, como ainda sobre onde buscar recursos e também como sensibilizar e mobilizar a sociedade para ajudar a instituição.

Para Maria Antônia Ferreira da Silva, que trabalha há seis anos como cuidadora na mesma instituição, o curso é fundamental para os profissionais a área. “Eu achava que sabia muito, mais estou percebendo que tenho muito a aprender para aplicar nesse trabalho”, conta.

Outra cuidadora, Maria Deusiana Vital Prudêncio, disse que está aprendendo muito sobre aspectos para melhor cuidar dos idosos, sobretudo porque eles a cada dia têm uma necessidade diferente. Elisabeth Efigênia Rosa Moreira, da Sociedade São Vicente de Paulo, no município de São Joaquim de Bicas, na RMBH, considera a capacitação importante não só para aquisição de conhecimentos, mais também como oportunidade de trocas de experiências.

Instituições atendidas

Em Belo Horizonte, a capacitação será realizada em duas etapas para atender as diversas entidades de assistência ao idoso na Região Metropolitana. Na primeira etapa serão capacitados cuidadores de idosos e dirigentes do Asilo da Sociedade São Vicente de Paulo (Alvinópolis), Bom Samaritano Associação de Amparo (Cláudio), Nossa Vivenda (Lagoa Santa), Lar São Mateus (Mateus Leme), Lar dos Idosos São Judas Tadeu/SSVP (Matozinhos), Vila Vicentina da SSVP (Morada Nova de Minas), Lar dos Idosos Rosina de Paula (Nazareno), Vila Vicentina da SSVP (Paineiras), Asilo Padre Augusto Horta (Paraopeba), Abrigo de São Vicente de Paulo (Rio Vermelho), Agremiação Espírita Casa do Caminho/Abrigo Irmã Tereza de Jesus (Sabará), Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santa Bárbara), Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo (Santa Luzia), Asilo Recanto Salvador Pires (Santa Maria de Itabira), Conferência São Vicente de Paulo/Obra Unida Lar do Idoso Joaquim Cândido Ribeiro (Santana de Pirapama), Sociedade Particular São Vicente de Paulo (São Joaquim de Bicas), Associação de Amparo ao Idoso São Vicente de Paulo (Senador Modestino Gonçalves), Asilo São Vicente de Paulo (Simonésia), Abrigo Tiradentes (Tiradentes) e Lar dos Idosos Antônio Frederico Ozanam (Três Marias).

Na segunda etapa, de 16 a 18 de agosto, serão recebidas as equipes de Asilo São Vicente de Paulo (Augusto de Lima), Lar Boa Esperança São Vicente de Paulo (Baldim), Instituto Nossa Senhora do Carmo/Divisão Lar Nossa Senhora de Fátima (Barroso), Associação Cristã Feminina de BH, Recanto Feliz São Francisco de Assis (BH), Centro de Convivência Paulo Fagundes da Fonseca Penido (BH), Lar Padre Vicente Assunção (Brumadinho), Asilo São Vicente de Paulo da SSVP (Buenópolis), Lar do Idoso Maria Augusta Teixeira ILPI (Caetanópolis), Lar dos Idosos Padre Vicente Cornélio Borges (Caeté), Albergue dos Pobres do Conselho Particular da SSVP/Albergue dos Pobres (Capela Nova), Lar dos Idosos Recanto Feliz (Capim Branco), Asilo Raimundo Nonato Alvim (Conceição da Barra de Minas), Asilo Dr. Carlos Romeiro/Obra Unida à Sociedade de São Vicente de Paulo (Conselheiro Lafaiete), Casa Lar Amigo Presente (Contagem), Associação de Proteção dos Pobres (Crucilândia), Lar dos Idosos Sagrado Coração de Jesus (Desterro de Entre Rios), Asilo de Idoso Frederico Ozanam (Diamantina), Lar São Vicente de Paulo (Dionísio), Associação da Casa de Apoio Nossa Senhora Aparecida (Felício dos Santos), Lar dos Idosos Padre Patrício Pedro de Souza (Felixlândia), Lar São José da Sociedade São Vicente de Paulo (João Monlevade) e Sociedade São Vicente de Paulo/Asilo Nossa Senhora da Auxiliadora (Vespasiano).

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui