As famílias do município de Porteirinha, no Norte de Minas, receberam, nesta segunda-feira (25), o Centro Solidário de Educação Infantil, um espaço idealizado e construído pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que oferece infraestrutura de qualidade para o atendimento de crianças de até seis anos.
“Essa obra é fruto de parcerias, responsabilidades e compromissos honrados e reforça a expectativa de um futuro melhor para as nossas crianças”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Essa é a 17ª unidade construída e implementada pelo Servas em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), com recursos próprios e captados no âmbito do Fundo para Infância e Adolescência (FIA Estadual).
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, “essa é uma obra diferenciada que visa contribuir com as famílias no cuidado às crianças e mais uma obra entre as diversas iniciativas do Governo de Minas na região”. Para o prefeito de Porteirinha, Juracy Freire Martins, “receber esse projeto, onde estão sendo acolhidas nossas crianças, é motivo de alegria para todos nós que estamos trabalhando para construir um mundo melhor para elas”.
As crianças ficam no Centro Solidário em horário integral, onde recebem todo o material para atividades diárias, uniformes (camiseta, calça, bermuda, agasalho e mochila), lanches e refeições. Eliane Aparecida Ferreira Silva, mãe de Mateus Riar, de quatro anos, disse que está tranquila, sabendo que seu filho será bem cuidado. Jéssica dos Santos Gomes precisa trabalhar e não tinha quem cuidasse da filha, Jeniffer Michaela, “que já está gostando do lugar”, garante.
O projeto foi desenvolvido voluntariamente pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte, de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os espaços são projetados para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, respeitando suas necessidades e interesses”, lembrou a presidente do Servas na inauguração.
O Centro de Porteirinha fica no bairro Renascer, tem área construída de aproximadamente 700m², incluindo salas de atividades, cozinha e espaços para administração. Os ambientes são mobiliados e equipados com eletroeletrônicos, computadores, brinquedos, livros e jogos. A unidade foi entregue pelo Servas à administração do poder público municipal, que cedeu o do terreno e será responsável pela infraestrutura e recursos humanos.
Também no Norte de Minas, em agosto, será entregue o Centro Solidário de Taiobeiras. Outras 16 unidades já estão em funcionamento: Além Paraíba, Araçuaí, Bocaiúva, Campos Gerais, Caratinga, Conselheiro Pena, Felixlândia, Governador Valadares, Ibirité, Itamarandiba, Jequitinhonha, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Salinas, São João del-Rei e Teófilo Otoni.
Todos os profissionais que atuam nos Centros Solidários, educadores infantis e pessoal de apoio, são capacitados integralmente com recursos do Governo de Minas por meio da Sedese. A capacitação oferece qualificação específica para o exercício de atividades pedagógicas e administrativas no atendimento às crianças que serão recebidas na unidade.
Empresas interessadas podem destinar ao FIA, 1% do Imposto de Renda devido; pessoas físicas também podem contribuir, destinando 6% do IR devido. Mais informações no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca): (31) 3222-8988 ou [email protected].
Agência Minas