O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) concluíram, nesta sexta-feira (6), a capacitação das equipes que vão atuar nas áreas pedagógica, de gestão e de serviços gerais em três Centros Solidários de Educação Infantil, nos municípios de Araçuaí, no Vale do Jequtinhonha, e Porteirinha e Taiobeiras, no Norte de Minas, além da reciclagem de pessoal do Centro Solidário de Campos Gerais, no Sul do Estado.
A capacitação – realizada integralmente com recursos do Governo de Minas por meio da Sedese – ofereceu preparação específica para o exercício de atividades pedagógicas e administrativas no atendimento a crianças de zero a seis anos que serão recebidas nas unidades a serem inauguradas no primeiro semestre de 2011.
A pedagoga do Centro Solidário de Araçuaí, Lourdes Aparecida Tanure Oliveira, participou da capacitação e frisou a importância da construção da instituição no município. “As creches da cidade são, em sua maioria, particulares. Mesmo assim, não há nenhuma com a qualidade do Centro Solidário que será inaugurado. Participar da capacitação foi importante pela troca de informações com especialistas, pela oportunidade de tirar nossas dúvidas”, disse.
Também participou da capacitação Rosilda Mathias de Oliveira e Silva, que vai assumir a função de cozinheira do Centro de Taiobeiras. “Foi importante para a gente aprender e por em prática algumas regras de higiene na cozinha, como lavar, uso do cloro, de outros produtos e quantidades utilizáveis, por exemplo. Vou levar esse conhecimento para as minhas colegas”.
Maria das Graças Carvalho é coordenadora administrativa e pedagógica da Prefeitura de Campos Gerais, e faz parte do grupo que participou, pela segunda vez, do curso. “Ligamos para o Servas com algumas dúvidas e fomos convidados para essa capacitação. Foi uma oportunidade de crescimento muito grande, pois acredito que, levantando nossas dúvidas e falando sobre a nossa experiência, conseguimos contribuir com as outras equipes”, disse.
A construção e implementação dos Centros Solidários é uma iniciativa do Servas em parceria com o Governo de Minas, executado com recursos captados no âmbito da Lei Estadual 11.397/94, que instituiu o Fundo para Infância e Adolescência (FIA Estadual). Quinze unidades estão em funcionamento nos municípios de Além Paraíba, Bocaiúva, Campos Gerais, Caratinga, Conselheiro Pena, Felixlândia, Governador Valadares, Ibirité, Itamarandiba, Jequitinhonha, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Salinas, São João del-Rei e Teófilo Otoni.
Além de construir e capacitar os profissionais que atuarão na diretoria administrativa, coordenação pedagógica, secretaria, como educadores infantis, cozinheiro e auxiliares de serviços gerais, o Servas equipa cada unidade com mobiliário, computadores, equipamentos e utensílios para a cozinha, brinquedos, livros, jogos e uniformes para as crianças e os profissionais. Na inauguração, o Centro Solidário passa para a administração do poder público municipal, também responsável pela cessão do terreno, infraestrutura (água, luz e esgoto) e recursos humanos.
O projeto arquitetônico do Centro Solidário atende as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da legislação vigente e tem berçário, sala de leitura, brinquedoteca, salas de atividades divididas por faixa etária, refeitório e área externa para lazer, entre outras instalações e equipamentos. Foi desenvolvido voluntariamente pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte, preveem espaços adequados para atender 120 crianças em área construída de cerca de 700 m² e mais 140 m² de varanda coberta.
Empresas interessadas podem destinar ao FIA 1% do Imposto de Renda devido; pessoas físicas também podem contribuir, destinando 6% do IR devido. Mais informações sobre destinação ao FIA no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca):
Agência Minas