Semana da Consciência Negra faz reflexão sobre a cidadania na Unimontes
Uma reflexão sobre a cidadania e o exercício do pleno direito dos povos no combate ao racismo. Esta é a proposta da Semana Municipal de Consciência Negra e do IV Seminário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Montes Claros, que acontecem em Montes Claros, a partir desta quarta-feira (16) – até o dia 18. A iniciativa, que conta com a parceria com a Prefeitura de Montes Claros, integra a semana em que se comemora o Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio), com a promoção de palestras e distribuição de panfletos informativos e inauguração de biblioteca.
“A intenção é promover um debate sobre as questões étnico-raciais, principalmente sobre os temas como saúde, cidadania e educação sem racismo”, salienta a professora Zilmar Santos Cardoso, da comissão organizadora.
A programação prevê, na quarta-feira, às 16h, a inauguração a inauguração da “Biblioteca Afro Waway Kimbanda”, em homenagem que leva o nome do professor congolês e ex-coordenador do Neab/Unimontes, falecido em 2011. Na quinta-feira, das 7h às 13 h, na Praça Doutor Carlos, será realizada a Ação de Conscientização, Valorização, Reflexão e Cidadania, com exposições fotográficas e distribuição de informativos, além de aferição de pressão e testes de glicemia à comunidade.
Na sexta-feira, a partir das 13 horas, será realizado na sala Geraldo Freire (ao lado da Câmara Municipal), o Seminário “Saúde, Cidadania e Educação sem Racismo”, com várias palestras tratando de assuntos em relação à população negra. As atividades serão concluídas com os lançamentos do Edital do “Prêmio Zumbi/2012” e do “Projeto de Intervenção do NEAB nas Escolas Públicas”.
Ainda na sexta-feira, o Neab realiza a palestra “Reflexão sobre os retrocessos e avanços dos afrodescendentes no Brasil pós-abolição”, a ser proferida pela doutora Iolanda de Oliveira, da coordenadoria do Programa de Educação dos Negros na Sociedade Brasileira (PENESB/UF).
Agência Brasil