Hoje, 29 de março de 2010 a APAE de Manhuaçu colocou em prática mais um meio de propagar o conhecimento de como lidar com o excepcional, o Projeto Novo Olhar na APAE Manhuaçu tem como objetivo dar orientação profissional a professores das redes de ensinos municipais e estaduais de como trabalhar com portadores de necessidades especiais. O projeto foi elaborado por uma equipe interdisciplinar da APAE Manhuaçu.
Nesta primeira oportunidade em que o projeto está em atividade a equipe formada pela Coordenadora e Psicóloga Renata Soares Von Randow Abreu, a Assistente Social Débora Vargas Perim, a Fisioterapeuta Aline Taveira Mayrink, a Pedagoga Carla Bittencourt Silva e a Fonoaudióloga Karina A. Coelho apresentarão várias palestras no decorrer do dia.
Foi apresentado um Workshop com carga horária de 8 horas:
Assistente Social Débora Vargas
– História da Deficiência no Brasil
– Movimento Apaeano
– Serviço Social na instituição
Fisioterapeuta Aline Taveira Mayrink
– Deficiência Física
– Patologias da criança na idade escolar
– Atuação da Fisioterapia na inclusão na educação
– Atendimento Educacional especializado para Deficiente Físico
Fonoaudióloga Karina A. Coelho
– Distúrbio de Aprendizagem
Psicóloga Renata Soares Von Randow Abreu
– Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade
– Dificuldade de Aprendizagem
– Deficiência Mental
– Problemas de Conduta
Pedagoga Carla Bittencourt Silva
– Plano do Desenvolvimento Individual
– Formulário VI
Nas próximas semanas o projeto vai se abranger às outras escolas manhuaçuenses, a equipe de palestrantes da APAE Manhuaçu tem como objetivo atender a uma escola por semana. O Projeto Novo Olhar com certeza é uma porta que se abre em prol do excepcional. “Esse é um projeto inédito e com certeza irá dar um embasamento excelente aos educadores de como se comportar na sala de aula perante aos portadores de necessidades especiais. Vale ressaltar que não tem nenhum custo para as escolas”, concluiu Renato César Von Randow, presidente da APAE Manhuaçu.