Casa de Cultura em Movimento
Julierme de Abreu e Castro nasceu em Luisburgo, em 5 de setembro de 1931. Mudou-se com sua mãe para o Rio de Janeiro onde, após terminar os estudos de 1º e 2º graus no Colégio Baptista, tornou-se bacharel em Antropologia, Geologia, História e Geografia na Universidade do Brasil.
Julierme revolucionou o ensino de história com o livro História Geral para a Escola Moderna, escrito por ele e “quadrinizado” pelo desenhista argentino Rodolfo Zalla.
O uso de quadrinhos na Educação transformou a obra de Julierme de Abreu e Castro e Rodolfo Zalla numa proposta inovadora na produção de livros didáticos, revolucionando o ensino mundial, sendo o primeiro livro do planeta que se tem noticia elaborado em quadrinhos, exclusivo para o ensino didático. Esse livro fez tanto sucesso que, por alguns anos, foi adotado por cerca de 80% dos professores do Brasil, sendo exposto em bienais nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Uma parte do livro remonta à colonização espanhola na América do Sul, assunto que até hoje é abordado em diversos concursos vestibulares.
Fonte: Casa de Cultura
Simplesmente sensacional e eficaz a didática do ensino utilizando-se os quadrinhos(é como se você estivesse vendo um filme), fui um dos estudantes beneficiados com essa metodologia do Julierme, há trinta anos, saudades!!!. A própósito, alguém me diz, atualmente, onde posso adquirir livros dessa série.SDS, Rodrigues Neto(cel.99-9643.5358).Imperatriz-Ma.
Achei mt interessante essa reportagem, é bom divulgar coisas assim, nos torna mais informados a respeito de Luisburgo
Minha mãe casou com o primo do Julierme e eu tive a sorte de crescer na casa em que ele morou com sua mãe no RJ. Seu quarto era praticamente uma biblioteca, inúmeros livros. Aproveitei ao máximo, li muitos livros dele e nem sabia de sua relevância.