Pela transformação social

265

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC

Com a proposta de mostrar caminhos alternativos para a felicidade, o Ponto de Cultura Cidadãos Artistas, de Ribeirão Pires, realiza o Fórum Social ABC Estância Solidária, com passagem pelas sete cidades da região. O evento, que tem início amanhã e segue até dia 31, comemora os dez anos da primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

De semelhante ao evento mundial, o Fórum Social ABC tem a proposta de oferecer alternativas para transformação social e realizar debates sobre questões artísticas e culturais.

Começa com almoço gratuito, a partir das 11h30 de amanhã, na Casa da Lagartixa Preta (Rua Alcides de Queirós, 161, Santo André). Prossegue com a Bicicletada ABC, que tem concentração e saída do Paço de Santo André, às 20h.

Já, no sábado, a Virada Encenada vai reunir espetáculos de teatro e dança no Espaço Arca (Avenida Humberto de Campos, 576, Ribeirão Pires), a partir das 19h.

A Vila de Paranapiacaba recebe o Festival de Jogos e Brincadeiras Populares, domingo, das 14h às 18h. “Queremos estimular as crianças a utilizarem o corpo como próprio brinquedo. Quem não tem videogame também pode se divertir”, afirma o coordenador do evento, Rogério Amorim. No mesmo dia, está programada apresentação especial da Orquestra Infantil Raiz da Serra.

Na oficina “Reconectando com a Terra”, na segunda-feira, das 14h às 16h, no Quintal Orgânico (Rua Ulisses Tornincasa, s/nº, São Caetano), os participantes poderão conhecer as possibilidades que a terra oferece, como a produção de materiais artísticos.

Outro destaque é a atividade “Todos por Um”, agendada para dia 30, sábado, na Praça Central (Avenida Miguel Prisco, s/nº, Centro, Ribeirão Pires). “É um encontro de artistas, que pertencem a diversas linguagens e propõem atividades com a participação do público”, explica Amorim.

No encerramento, dia 31, ocorre o “Bate Lata” na mesma Praça Central, das 14h às 16h. É uma oficina musical de preparação para o Maracatosco, bloco de Carnaval organizado pelos Cidadãos Artistas. “Quem quiser pode levar latas ou outros objetos que façam som para aprender ritmos como a marchinha e o samba-enredo”, convida.

Também no dia 31, às 19h, o grupo Kah-Hum-Kah lança o CD “Os Misturalistas”, no Tupinikim Bar (Rua das Monções, 585, Santo André).

A programação completa está no site www.arca-cidadaosartistas.blogspot.com.

Paranapiacaba perde Ponto

Depois de ser selecionado como Ponto de Cultura, o projeto Raiz da Serra: o Ponto Vital de Paranapiacaba, voltado ao ensino de música, perdeu o direito de contratação pelo MinC (Ministério da Cultura).

Segundo consta no edital de seleção para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, a APM (Associação de Pais e Mestres) da EE Senador Lacerda Franco, proponente, entregou documento com validade expirada e não permitiu a identificação do responsável legal por que a ata de eleição ou a posse da diretoria também estava com validade vencida.

A assessoria da Delegacia de Ensino informou ainda que a APM não possuia conhecimento dos atrasos fiscais, que datam da década de 1990, e não contou com tempo hábil para equacionar o problema. O prazo para apresentar os documentos era de 30 dias corridos a partir da divulgação no Diário Oficial.

Diante das irregularidades, a APM perdeu automaticamente o direito à contratação, dando lugar ao suplente. “Fiquei muito triste, não por mim, mas pelas crianças que teriam oportunidade de desenvolver talentos”, afirma o maestro João Aletto, da Orquestra de Flautas de Paranapiacaba. Mas garante que não perdeu o ânimo: “Vamos inscrever o projeto em editais de outros órgãos que, por ventura, abram oportunidades de apoio”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui