O Dicionário Mário Quintana

307
Luiz Carlos Amorim

 Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com
Em uma outra crônica, falei do livro sobre Quintana que a minha amiga Else comprou para mim em Porto Alegre, quando foi à Feira do Livro. Eu não o tinha em mãos ainda, dona Else mora em Joinville e finalmente pode me entregar o livro, quando estive lá para o lançamento de meu novo livro de crônicas, “Cocô de Passarinho”.
Pois o livro é ainda melhor do que eu esperava. Pra começo de conversa, é um livrão: as dimensões dele são 30 centímetros de altura e 24 de largura e tem 256 páginas. O título é “Mario Quintana – 100 anos – A quinta essência de Quintana”. E não é apenas um livro – é um dicionário de verbetes pesquisados da obra de Mario. Foi publicado em 2005, em homenagem aos cem anos do nascimento do poeta. E, de quebra, traz um CD com poemas do poeta passarinho, interpretados pelo ator Paulo José e suas filhas, Isabel Kutner e Ana Kutner.
Além das muitas fotos de nosso grande e saudoso Quintana, outras fotos ilustram alguns verbetes. A apresentação do livro é primorosa, um merecido tributo ao maior poeta aqui do sul.
Para os organizadores, “dicionarizar um prosador é um desafio. Dicionarizar um poeta, um impasse. Principalmente se estivermos ante um poeta tal Quintana. Nos movemos com riscos de reprovação dos anjos por estarmos desmontando perfeitos castelos habitados por metáforas e reflexões. Para a equipe de pesquisadores, a construção de vinhetas se revelou complexa, porém não menos saborosa do que tirar fatia de um bolo.”
E para o leitor é um achado, é a reunião de grande parte da obra de nosso menino Quintana. A cada letra do alfabeto, um poema de “O Batalhão de Letras”, uma foto do poeta e um depoimento de alguma pessoa pública ou ligada a cultura, quase todos do Rio Grande do Sul. E cada letra nos dá várias palavras, que por sua vez nos dão trechos de textos ou poemas de Quintana que as contém.
É uma obra indispensável para conhecermos ainda mais do grande poeta que é Quintana.

Sobre o autor: Luiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas Suplemento LIterário A ILHA e Mirandum (Confraria de Quintana), além de mais de 50 livros. Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc. 

Leia o blog Crônica do Dia, em
Http://luizcarlosamorim.blogspot.com 
 
Visite o Portal PROSA, POESIA & CIA.
do Grupo Literário A ILHA, em
Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br   
Lá está a revista Suplemento Literário A ILHA,
edição 117 de Junho/2011, comerativa dos 31 anos do Grupo A ILHA, com muita prosa e poesia  e muita informação literária e cultural.
E a revista eletrônica Literarte, com mais contos, poemas e crônicas e muito mais informação.
Além de  dezenas de seções como Grandes Mestres da Poesia, Autores de SC, Literatura Infantil, antologias
como Todos os Poetas, O Tema do Poema,
Feira de Contos, Crônica da Semana, etc.
Vem aí o número 6 da revista Mirandum, da Confraria de Quintana.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui