Idade futura

400
Governo do Estado de São Paulo divulga Índice Futuridade para auxiliar municípios na formulação de políticas públicas para população com mais de 60 anos
Governo do Estado de São Paulo divulga Índice Futuridade para auxiliar municípios na formulação de políticas públicas para população com mais de 60 anos

Agência FAPESP – O Estado de São Paulo tem 4,3 milhões de idosos, e, em 2020, serão mais de 7 milhões, de acordo com o Índice Futuridade, ferramenta do Plano Estadual para a Pessoa Idosa que foi apresentada na quinta-feira (28/5), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O índice, elaborado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), mensura a assistência prestada à pessoa idosa em termos de serviços, programas e iniciativas da gestão pública municipal.

Desenvolvida em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a ferramenta foi validada pelo Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (ONU) de acordo com o conceito de envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Futuridade, cujo desenvolvimento teve a colaboração de um grupo consultivo formado por especialistas nas mais diversas áreas de atenção ao idoso, é resultado da média ponderada de três dimensões: “Ações de proteção social básica e especial para o idoso”, “Participação” e “Condições de saúde da pessoa idosa”.

O resultado é um índice que varia de 0 a 100, sendo que, quanto mais próximo de 100, melhor é a atuação do município com relação às políticas direcionadas à população idosa.

Um dos objetivos é possibilitar aos gestores públicos a identificação, o monitoramento e o planejamento de ações para a faixa etária, à medida que eles podem, por exemplo, se espelhar em iniciativas de cidades do mesmo porte mais bem colocadas no ranking.

O instrumento servirá ainda de base para outras ações do governo do Estado como o incentivo aos municípios para a criação de uma rede de proteção ao idoso, a inclusão do tema envelhecimento no currículo das escolas estaduais e a ampliação de projetos de inclusão digital.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui