A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do governo federal, divulgou nota, nesta segunda-feira (27), solicitando que não sejam enviadas propostas para solicitação de recursos ao Programa de Apoio a Eventos no País (Paep) durante os dias de realização da Copa do Mundo.
Com isso, o órgão, que tradicionalmente apoia iniciativas como encontros, palestras, congressos e conferências, não irá apoiar eventos durante a Copa.
Segundo a nota, os preços elevados de passagens aéreas, diárias de hotéis e diversos aumentos em produtos comuns farão com que as cidades-sedes, que receberão partidas durante a Copa, se tornem locais caros e complicadas de serem administradas. A Capes ainda afirma que a solicitação é uma recomendação do Ministério da Educação.
A Copa do Mundo acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho e terá como cidades-sede o Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Porto Alegre.
Confira, na íntegra, a nota da Capes:
“A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com base em recomendações do Ministério da Educação e em virtude da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, solicita a toda a comunidade acadêmica que busque evitar apresentar propostas de solicitação de recursos ao Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) para realização de conferências, palestras, congressos e outros eventos a serem planejados para realização nas cidades-sede da Copa do Mundo. A medida se justifica pelo elevado custo das passagens aéreas, altos valores praticados pela rede hoteleira e demais dificuldades logísticas inerentes ao período, aí incluída a dificuldade para reserva de hotéis e aquisição de passagens aéreas“.