De 12 a 23 de fevereiro, distritos das cidades de Chapada do Norte, Turmalina, Couto de Magalhães de Minas e Serro vão receber a primeira expedição Programa Sorriso Solidário. O projeto é uma parceria entre o sistema Sedvan/Idene, Instituto Brasil Solidário (IBS), e Estação Conhecimento, da Vale, patrocinadora do evento. Durante a expedição serão desenvolvidas atividades educativas nas áreas de saúde, odontologia, meio-ambiente, reciclagem, arte e cultura, oficinas e apresentações.
Além de possibilitar o acesso ao desenvolvimento sustentável e à educação transformadora, esta primeira visita às comunidades será feita pela equipe do IBS em parceria com o Programa Turismo Solidário e tem como objetivo reconhecer as necessidades da região para ampliar os financiamentos ao programa e fazer pequenas reformas de infraestrutura nos receptivos do programa.
Estações
As Estações Conhecimento são núcleos de desenvolvimento humano e econômico que funcionam na forma de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), cuja mantenedora é a Fundação Vale, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), que conta ainda com a participação da sociedade civil.
O objetivo é fomentar o empreendedorismo, a criatividade, a inovação, a participação e o compartilhamento de ações, respeitando as características de cada região e trabalhando a partir de oportunidades e vocações já existentes nos municípios.
A Vale investirá cerca de R$ 10 milhões nas Estações Conhecimento e a expedição é umas das ações que oferecerão atividades educacionais com cursos em esporte, cultura, qualificação profissional e profissionalização a 1.500 crianças e jovens, de 23 cidades do Vale do Jequitinhonha. Essa é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com o Governo de Minas Gerais.
Além do Turismo Solidário, as cidades contempladas com a Primeira Expedição Sorriso Solidário são atendidas por outros programas do sistema Sedvan/Idene como o Projeto de Combate à Pobreza Rural do Estado de Minas Gerais (PCPR/MG), Cidadão Nota Dez – Por um Brasil Alfabetizado e Projovem – Juventude Cidadã, todos eles voltados para o desenvolvimento e crescimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.
Por Agência MInas
Prezados,é lastimável que a corrupção política se sobrepõe aos direitos da sociedade brasileira e vemos os políticos doarem nossas terras, nossos minérios, para enriquecerem a sí próprios.Leiam:
http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2011/09/niobio-policia-federal-prende-diretor.html