O Espaço TIM UFMG do Conhecimento recebe, até o domingo (26), inscrições para projetos audiovisuais experimentais a serem executados no segundo semestre de 2012. O edital de estímulo às produções contempla dois formatos de mídia ainda pouco explorados no Brasil: a fachada digital e o fulldome.
Podem se candidatar artistas, grupos e coletivos artísticos independentes, docentes e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que desenvolvam atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os projetos selecionados receberão um incentivo de R$ 5 mil e integrarão a programação do Espaço do Conhecimento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.espacodoconhecimento.org.br.
O edital prevê ainda um segundo prazo de inscrição, voltado para projetos a serem realizados no primeiro semestre de 2013. Nesse caso, os interessados têm até o dia 30 de setembro para se inscrever. Para as ações com execução esse ano, o resultado será divulgado no dia 10 de setembro e, para aqueles projetos a serem realizados em 2013, o resultado sairá no dia 20 de outubro.
Novos formatos
A fachada digital é uma mídia de exibição urbana e, em diversas partes do mundo, vem sendo usada como interface para interação e engajamento coletivo no espaço público. Ao lado dos prédios históricos que compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o painel digital do Espaço TIM UFMG do Conhecimento atrai olhares dos pedestres e motoristas. O edifício possui uma fachada externa revestida por um material vítreo especial, que o transforma em uma grande tela de projeção localizada de frente para a praça. Atualmente, está sendo exibido o projeto interativo “Exquisite Clock”, do artista João Wilbert.
O fulldome, por sua vez, compreende um formato audiovisual imersivo. É exibido em salas especiais dotadas de telas hemisféricas, como planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Durante a projeção, o público é envolvido em 360º de imagem, criando um ambiente em três dimensões sem a necessidade de óculos. É um formato que apresenta desafios, ao mesmo tempo em que abre inúmeras possibilidades para produções artísticas e experimentais. O Planetário do espaço exibe filmes ligados à astronomia, com programação voltada para crianças e adultos.
Agencia Minas