Educadores indígenas iniciam último módulo de curso de formação superior

266

BELO HORIZONTE (03/05/11) – Cerca de 130 professores da rede estadual iniciaram, nessa segunda-feira (2), o último módulo do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério da Educação (MEC).

Ofertado na UFMG, o curso forma, em nível superior, professores índios para trabalharem com educação básica em suas comunidades. A turma de educadores em formação é a primeira do Estado com habilitação específica em nível superior. A formatura desses professores será no dia 27 de maio. Integram a primeira turma educadores das etnias: Kaxixó, Krenak, Maxacali, Pankararu, Pataxó, Xacriabá e Xucuru-Kariri.

O curso tem duração de cinco anos e visa à formação de professores para o trabalho com os ensinos fundamental e médio nas etnias do Estado. Os estudantes participam de 10 módulos presenciais, na UFMG, e 10 etapas intermediárias, nas aldeias. Os encontros presenciais são realizados nos meses de maio e setembro, e os gastos com a hospedagem são custeados pela SEE.

Os professores que integram essa primeira turma participaram das turmas de formação em nível médio oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a UFMG, entre os anos de 1996 e 2008.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde
    trabalho na Divisão de educação Indígena da Secretaria de Educaçào, Cultura e Desportos de Roraima.
    Estamos realizando a formação de professores Indígenas. solicitamos de voc6es que tem mais experiência o projeto da formaçào que aí está sendo realizada. Li no site que estão no último módulo.
    Aqui temos uma dificuldade peculiar que é as escolas localizadas em área de voo, o que torna o projeto mais caro.
    Agradecemos desde já e aguardamos.
    Maria Edna de Brito
    e bom trabalho.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui