Destaques mineiros em gestão escolar participam de seminário

266

Três diretoras de escolas da rede estadual de ensino participam do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente. O evento, promovido pela Universidade Católica de Brasília, é destinado aos atuais gestores das escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar nos últimos cinco anos. Diretores de 30 instituições de ensino foram convidados para o seminário.

Minas Gerais está sendo representado pela diretora da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira, do município de Araxá, no Alto Paranaíba, Zulma Moreira de Melo, que teve sua escola entre as finalistas da edição de 2008 do Prêmio; pela diretora da Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, Monica Flores, que foi a vencedora do prêmio em 2009; e pela diretora da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, no Leste do Estado, Sandra Lima da Silva Soares, que ficou entre as finalistas em 2010.

No Seminário, os gestores participam de debates e mesas redondas sobre diferentes eixos temáticos que envolvem o ambiente escolar. Entre eles está a Política e Gestão Educacional para a Diversidade; a Política e Gestão Educacional para os Direitos Humanos; e o Direito à Educação no Brasil. Eles também assistem a apresentações culturais de capoeira, dança cigana, entre outros. Segundo Monica Flores, o evento proporciona o intercâmbio entre diferentes educadores. “É a chance de encontrar colegas de outros estados. Além disso, os temas discutidos são muito atuais e podem ser facilmente trabalhados em minha escola”.

A diretora Sandra Lima da Silva Soares vê no encontro a possibilidade de melhorar sua gestão. “Todo o evento voltado para a educação nos ajuda a encontrar novos horizontes. Sempre aprendemos muitas coisas que podemos aplicar no dia a dia de nossas escolas”. Já a diretora da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira, Zulma Moreira de Melo, afirma que pretende trazer experiências novas para serem desenvolvidas em sua escola. “A ideia é que possamos conhecer coisas novas e adequá-las a nossa realidade”.

O Seminário é uma realização do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Fundação Universa, Universidade de Brasília, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Sociedade Nheengatu e Conselho Nacional de Secretários de Educação.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui