Nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) estão capacitando cantineiras das escolas estaduais das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais. Já foram capacitados mais de 200 profissionais das SREs de Campo Belo, Passos e Caxambu. Esta semana é a vez das cantineiras de Curvelo, na região Central do Estado.
O foco dos encontros é a importância da higiene na manipulação dos alimentos, e os profissionais discutem também o que seria uma alimentação saudável e o modo de preparo dos alimentos. Segundo a nutricionista da SEE, Clarisse Ferreira Dutra, a ideia é que até o final do ano representantes das 47 superintendências sejam capacitados. “Os encontros acontecem nas sedes das SREs e a previsão é de que possamos capacitar, até o final do ano, 5 mil cantineiras”. Em Curvelo, a capacitação será realizada até a próxima sexta-feira (17).
Durante os encontros, os profissionais recebem o manual da cantineira, cartilha que orienta a atuação dessas profissionais no espaço escolar, e discutem a importância da cantineira para que a merenda escolar seja de boa qualidade. Já no tema noções básicas sobre alimentação e nutrição, as profissionais aprendem que uma alimentação saudável é aquela que atende a todas as exigências do corpo, ou seja, não está acima ou abaixo das necessidades do organismo. Sendo assim, a merenda deve ser variada, segura e principalmente colorida, característica que não surpreendeu a cantineira da Escola Estadual Dona Leonina Nunes Maciel, no município de Cruzília, Francisca Justo de Oliveira Pinto, que participou do encontro que aconteceu em Caxambu, no Sul de Minas. “Fazer uma comida colorida é importante e isso é coisa que já faço na minha escola há muito tempo. Quando faço uma canja, por exemplo, entre os ingredientes coloco pimentão e cheiro verde e as crianças adoram”, conta.
A higiene também é um importante componente para que o serviço das cantineiras seja feito da melhor maneira possível. Na capacitação, as nutricionistas reforçam a necessidade de se manter uma boa higiene no ambiente de trabalho. Manter as mãos e uniformes sempre limpos, usar calçados fechados, cabelos aparados e protegidos com toucas ou redes, são algumas ações que nunca devem ser esquecidas.
Para a cantineira da Escola Estadual Cabo Luiz de Queiroz, no município de Caxambu, Josemary ferreira e Souza, as dicas das nutricionistas que mais irão influenciar na melhora do seu trabalho foram as relacionadas à higienização. “Tenho que prestar o máximo de atenção na minha higiene, na do meu ambiente de trabalho e principalmente na dos alimentos, porque se tiver uma bactéria ela pode fazer muito mal aos estudantes. E elas estão presentes em quase tudo, por isso temos que prestar atenção no armazenamento dos alimentos e na limpeza dos utensílios”.
Agência Minas