O desejo de mudar a realidade da região onde vive e de ensinar é o que move Wagner Teixeira dos Santos. Ele está entre os nove voluntários que desenvolvem oficinas na Escola Estadual Professor José Monteiro Fonseca, no município de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha. A escola, que realiza oficinas por meio de parcerias com a comunidade, participa do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e, assim como outras escolas da rede estadual de ensino, celebram o ‘Dia Nacional do Voluntariado’, que é comemorado nesta terça-feira (28).
A Escola Estadual Professor José Monteiro Fonseca desenvolve oficinas de teatro, handball, basquete e audiovisual. Todas elas contam com a participação de voluntários. Para Wagner, que é monitor da oficina de audiovisual, ser voluntário é querer ajudar ao próximo. “Ser voluntário é fazer o bem, sem cobrar. É querer ensinar verdadeiramente as pessoas e assim mudar a realidade delas. Aqui estamos em uma região carente e eu tento fazer o possível para dar mais oportunidades para os alunos”, conclui.
Os resultados das ações de Wagner podem ser observados em depoimentos como o da jovem Clésia Alves Gusmão. “As oficinas estão fazendo muita diferença na minha vida e tenho muito a agradecer aos meus monitores. Já aprendi a fotografar, a filmar e a fazer muitas outras coisas que estão acrescentando positivamente na minha vida”, disse. A estudante do 2º ano do ensino médio na escola participa da oficina há quase dois anos.
Comprometimento é essencial
Para o diretor da escola, Moizes da Silva Passos Júnior, para ser voluntario é necessário ter comprometimento. “Na escola, para ser voluntário em uma das oficinas é necessário que o candidato se apresente e tenha compromisso. Ele tem que entender que, mesmo sendo um trabalho voluntário, ele tem atribuições. Também é necessário que o interessado tenha mais de 18 anos”, afima o diretor.
Na Escola Estadual Armando Santos, em Araxá, no Alto do Paranaíba, as ações de solidariedade começam na sala de aula e são desenvolvidas pelos alunos. Por meio do projeto “Idosos Seremos um Dia”, que faz parte do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude), um grupo de alunos visita semanalmente um lar de idosos próximo à escola e desenvolve atividades.
“Os alunos cantam e apresentam peças de teatro. Sempre que tem alguma data comemorativa eles visitam o lar de idosos. Os alunos são apaixonados pelo projeto. Sempre levamos cerca de 10 estudantes, mas os outros sempre pedem para participar”, conta a coordenadora do Peas na escola, Livânia Luiza de Paiva Ribeiro.
O trabalho voluntário realizado pela escola tem estimulado as ações da aluna do 9º ano do ensino fundamental, Natália Caroline Silva. “Depois que iniciei as visitas, consigo conviver melhor com a minha família e aprendi que é muito importante ajudar o próximo”, conta a aluna.
Dia Nacional do Voluntariado
Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade. O dia 28 de agosto é celebrado anualmente.
Agencia Minas