O governador Antonio Anastasia foi recebido em audiência, nesta terça-feira (21), em Brasília, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que cumprimentou o governador pelos resultados obtidos pelo Estado no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). Minas alcançou o primeiro lugar na avaliação das séries iniciais do ensino fundamental, o segundo lugar nas séries finais e o terceiro, no ensino médio.
“O ministro ficou muito satisfeito com esses resultados e nos estimulou a continuar com os mesmos procedimentos para que o Estado aprimore ainda mais os números do Ideb, que representam, num Estado muito heterogêneo como é o caso de Minas Gerais, uma conquista bastante vigorosa”, afirmou Anastasia.
O governador, que estava acompanhado pelos secretários de Estado Narcio Rodrigues, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Ana Lúcia Gazzola, de Educação, apresentou a Mercadante projetos desenvolvidos em Minas Gerais, incluindo construção de escolas e quadras poliesportivas. Lembrando que o Ministério da Educação (MEC) já liberou R$ 240 milhões para o Estado, Anastasia destacou o tamanho da rede estadual de ensino, com 3.772 escolas, e suas necessidades.
A questão da evasão escolar no ensino médio e o Programa Brasil Profissionalizante, além da rede UAI TEC e a Cidade das Águas – projeto em implantação em Frutal, Triângulo Mineiro, também estiveram na pauta do encontro.
“Nós temos um programa que é muito exitoso no combate à evasão que é o Poupança Jovem, já presente em diversas cidades mineiras, alcançando algumas dezenas de milhares de alunos. Pretendemos expandir ainda mais, no próximo ano, e é um esforço muito grande que se faz no ensino médio exatamente para não termos a evasão onde ocorre muito. Já temos o nosso PEP (Programa de Ensino Profissionalizante), que é o programa de educação profissional e agora o programa federal, o Brasil Profissionalizante, que também vai socorrer. Quanto mais qualificarmos os alunos do ensino médio, vamos ter uma melhor situação”, afirmou Anastasia.
Com a sexta edição, cuja seleção de 30 mil estudantes foi realizada em 2011, o PEP ultrapassou a marca de 200 mil estudantes mineiros atendidos e investimentos de R$ 500 milhões. O Programa oferece 83 diferentes cursos em 11 áreas do conhecimento, ministrados em 165 instituições credenciadas prestadoras de serviços educacionais.
Agencia Minas