Por Giselle Andreolla
Hoje 11 de outubro, os alunos do 4º ano da Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho, receberam a visita do Prefeito da cidade, Senhor Adejair Barros, o cap. PM Adenilson comandante da 72ª Cia de Polícia responsável pelo policiamento de Manhuaçu e outras 10 cidades, Diretor do Samal Renato e da representante do CONSEP, Sra. Cláudia.
A visita decorreu de uma idéia que partiu da professora Marisa Monteiro, no início do ano letivo, onde seus alunos receberam um envelope com dinheiro simbólico, podendo perder ou ganhar mais, dependendo do comportamento e comprometimento com o projeto “profissão estudante”. A professora coletou das crianças, sugestões que elas gostaria que fossem colocadas em prática na cidade de Manhuaçu.
Dentre as sugestões mais citadas apareceram a resolução do problema de lixo e trânsito intenso, que os afetam nas ruas e na entrada e saída da escola. O aluno Bruno representando a turma, fez um resumo do trabalho desenvolvido e perguntou ao prefeito o que poderia ser feito para melhorar o trânsito em frente a Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho, no bairro Pinheiro, pois o trânsito é intenso e se ele poderia colocar uma faixa de pedestre antes que um aluno seja atropelado vindo a se machucar ou até mesmo causando morte, a resposta, aplaudida por todos, foi à promessa de que em 30 dias será colocada uma faixa de pedestre em frente à escola, em relação ao trânsito, ele cita a dificuldade de controlar a grande movimentação de veículos, uma vez que o poder aquisitivo do cidadão de Manhuaçu cresceu, e é fácil vermos famílias com mais de um carro na garagem, sendo que a cidade não possui estrutura para esse grande número de veículos nas ruas.
Na segunda pergunta, direcionada ao Cap. Adenilson, o aluno questionou as sinalizações na cidade, querendo uma possível melhoria para facilitar o andamento do trânsito, porém, segundo o comandante, é o município o órgão responsável pela administração e execução do serviço de trânsito. O policiamento por ele comandado apenas fiscaliza para evitar as irregularidades cometidas pelos motoristas, porém, prometeu realizar campanhas educativas para que as crianças aprendam a atravessar a faixa que será colocada no local solicitado, e um policial a princípio para orientar tanto os pedestres, quanto os veículos que transitam em frente à escola, até que todos sejam conscientizados e acostumados com a faixa.
O aluno Bruno questionou o Diretor do Samal Renato sobre a questão do pequeno número de lixeiras colocadas pela cidade, o mesmo discursou que Manhuaçu ficaria feia com tantas lixeiras, porém, alegou que caminhões coletores de lixos passam em diferentes turnos para recolher o lixo diariamente, disse que a solução está voltada para conscientização da população em sujar menos e produzir menor quantidade de lixo, aconselhou Renato que as pessoas retirem o lixo de suas casas no horário da coleta, evitando que cachorros rasguem as sacolas e polua a cidade.
Renato ainda falou do projeto que segundo ele deve ser implantado ano que vem, a coleta seletiva de lixo, que pretende realizar nas escolas, nas faculdades, e até mesmo nas ruas, projeto para 2012, assim como implantações de container por toda a cidade. Sobre o lixo, o Prefeito Adejair apontou o vandalismo como o grande vilão das lixeiras, que são destruídas e até mesmo queimadas.
A representante do CONSEP Sra. Cláudia, parabenizou o interesse das crianças nas questões sociais, e também discursou pela conscientização dos cidadãos para que cada um cuide do seu lixo, seja quando se está na rua, ou em casa. No final do debate, o prefeito fez um pedido às crianças, “Estudem, vocês serão os futuros governantes do município, estarão amanhã aqui onde nós estamos hoje”.
Ao final do debate, os alunos foram até as “lojas” montadas na quadra da escola, onde utilizaram o dinheiro adquirido no decorrer do ano, comprando uma grande quantidade de brinquedos, doces e outros produtos que foram doados para o projeto.
Bruno, aluno representante da turma do 4º ano da professora Marisa Monteiro, disse que ficou muito feliz com o debate, tirou suas dúvidas, e vai continuar cuidando de sua cidade, assim como conscientizando as pessoas para que façam o mesmo.
Veja as imagens