O Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) vai terminar 2010 com um registro inédito do ano que passou. Foi lançado agora dezembro a primeira edição do “IEMG Notícias”, um informativo que registra os principais acontecimentos da escola ao longo de 2010. O jornal do Instituto é voltado para a comunidade escolar e veicula artigos, entrevistas e reportagens sobre temas relacionados ao dia a dia de estudantes, pais e professores.
O projeto surgiu de uma ideia da professora de português, Alexandra Morais, que costuma trabalhar os tipos de textos do jornalismo com seus alunos de Ensino Médio. O tema foi tão bem recebido pelos estudantes que a professora logo se inspirou pra aprimorar o projeto. “Eu sempre ensinei em sala de aula o que é notícia, editorial, artigo de opinião. No início, cada turma minha fazia seu próprio jornal, mas depois nós decidimos que a segunda etapa desse projeto seria criar um jornal da escola”, conta Alexandra. “O Instituto é uma escola que desenvolve muitos projetos. Temos professores que fazem trabalhos incríveis em sala de aula e são pouco conhecidos. O IEMG Notícias é uma forma de divulgar o que acontece de legal na escola”, complementa.
Na primeira edição do IEMG Notícias foram distribuídos 3,5 mil exemplares. A impressão foi possível devido à parceria firmada com uma empresa que financiou o projeto. Já o conteúdo ficou por conta da professora e de estudantes voluntários. Apelidados de “focas”, os alunos do Ensino Médio saíram pela escola em busca da notícia e abusaram de criatividade na escolha dos temas. Entrevistaram funcionários – como a cantineira e o bibliotecário – fizeram matérias sobre saúde do professor, teatro, a fanfarra da escola e até fizeram artigos de opinião.
Para a professora Alexandra Morais, um dos textos que mais chama atenção aborda um tema polêmico. “Eu gostei muito do artigo feito pela Mariana Souza (1º ano do Ensino Médio), que falou sobre o homossexualismo na adolescência. Quando ela me apresentou a matéria na sala, eu percebi a quantidade de assuntos que esses jovens querem tratar e esse jornal passou a oferecer o espaço que precisam”.
Que o diga Marina Silva Martins, do 2º ano do Ensino Médio, uma das estudantes que mais se envolveu na produção do jornal. Mariana não só escreveu matérias e artigos, como participou também da diagramação do informativo. Segundo ela, o trabalho serviu para conhecer melhor a escola e também ajudou na escolha para o vestibular, que vai prestar no fim de 2011. “Antes de trabalhar com o jornal, tinha muita coisa que eu não sabia que era feita na escola. Fiquei muito surpresa com os projetos e mais feliz ainda por estudar na minha escola. Além disso, foi maravilhoso porque eu tinha dúvidas sobre o que eu ia fazer no vestibular e esse trabalho fortaleceu a minha ideia de trabalhar com comunicação. O projeto da professora foi perfeito”, elogia a estudante.
Periodicidade
O IEMG Notícias está em sua primeira edição mas, se depender de professores, alunos e direção, o jornal terá vida longa. A ideia é fazer com que ele seja publicado a cada dois meses para deixar a comunidade escolar ciente do que se passa no Instituto. Segundo a diretora Marília Sarti, que também deu entrevista para o informativo, o primeiro número demonstrou que o jornal tem potencial para divulgar muito bem as atividades do Instituto. “Os pais, principalmente, amaram. Há pais dos anos iniciais, por exemplo, que não sabem o que acontece no Ensino Médio e agora terão essa oportunidade. Nós ainda temos muitos projetos, muitos trabalhos legais na escola que não puderam entrar, mas nas próximas certamente vão virar notícia. Toda a comunidade escolar ganhou com esse jornal”, conta a diretora.
Notícias na rede
Mais do que uma publicação impressa, o IEMG Notícias deve ganhar também o ambiente virtual a partir de 2011. Para se tornar uma publicação mais dinâmica, o jornal deve ganhar uma versão na internet. “No início do ano nós vamos montar também um blog para divulgar o jornal. A gente precisa colocar na Internet para facilitar o acesso de todos”, explica a professora Alexandra Morais.
Agência Minas
Sou mãe de uma aluna do 6ºano antiga 5ª série, e estou muito preocupada com noticias sobre violência dentro da escola.
Gostaria de saber noticias sobre providencias tomadas pela direção da instituição sobre este assunto, uma vez que existe dentro da escola um trabalho da policia militar no qual minha filha ja participou no ano passado. Mas na realidade quero saber se esta havendo punisões deste alunos infratores.
Obrigada.
Carmen