Aos 82 anos, cartunista comemora o sucesso dos novos projetos
O mais famoso e premiado cartunista brasileiro, Maurício de Sousa, inovou mais uma vez e viu a sua turminha virar fenômeno no Youtube. As temporadas do desenho “Mônica Toy” já somam mais de 8 bilhões de visualizações. O Brasil está em primeiro lugar em número de acessos, em seguida vêm Rússia, México, Estados Unidos e Japão. “Nós estamos caminhando para a internacionalização do nosso material”, diz. Os desenhos animados não têm fala nem texto escrito, o que facilita a conquista de seguidores de outros países. A ideia deu tão certo que Maurício criou a segunda série do gênero, “Biduzidos”, com personagens do mundo animal.
Maurício de Sousa recebeu a equipe do programa Conversa com Roseann Kennedy na sede dos seus estúdios, em São Paulo, onde trabalham mais de trezentos desenhistas e roteiristas.
Ele começou a fazer quadrinhos profissionalmente há quase 60 anos. Os primeiros personagens foram Bidu e seu dono, Franjinha. A revista da Mônica foi lançada em 1970 e a turma não parou de crescer. “Estamos chegando à quinta geração de leitores e acho que com isso nós alfabetizamos milhões de brasileiros com a cartilha informal que é a revista da Turma da Mônica”. Atualmente, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações de Maurício chegam a cerca de 50 países, com um bilhão de revistas publicadas, álbuns de figurinhas e livros.
Um dos primeiros personagens criados por Maurício foi resgatado no livro “Jeremias – pele”, que aborda a dor do racismo na infância. Roteiristas e desenhistas negros foram contratados e imprimiram suas vivências na história. “O leitor sentiu que ali tem textos e desenhos saídos da vida real.” O livro foi lançado este ano e já é o terceiro mais vendido do país, motivo de orgulho para Maurício. O cartunista conta, em primeira mão, que Jeremias vai ser o protagonista do próximo filme a ser produzido pela sua empresa. Antes, ele vai lançar o filme “Laços”, que assume o desafio de transformar a “Turma da Mônica” em personagens de carne e osso.
Os projetos de Maurício foram crescendo de forma constante, sem nunca terem dado um grande salto, ele destaca. “Hoje temos quase 85% do mercado de publicações infantojuvenis. Isso é um recorde em qualquer lugar do mundo. E não é segredo. O pessoal pode vir aqui que eu explico como é”, afirma Maurício, que costuma receber desenhistas novatos e fazer conferências sobre o seu trabalho.
Esta Conversa com Roseann põe em evidência a genialidade do artista, que tem como aliados a criatividade, o senso de oportunidade e uma alma de criança. “Eu acho que não saí da minha infância ainda. Eu era bem o Chico Bento. Morava em Mogi das Cruzes. Como eu tive essa infância tão gostosa não quero podá-la, deixar de tê-la junto comigo”, revela.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao clicar em "Aceitar", você concorda com estas condições.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.