Gerard Parkes, o ator irlandês-canadense conhecido por seus papéis no filme dos Muppets “Fraggle Rock” e no policial “Santos Justiceiros”, morreu, informou seu agente nesta terça-feira.
Doente há vários anos, o ator morreu em uma casa de repouso em Toronto no domingo de causas naturais, disse o agente, Gerry Jordan. Ele faleceu dois dias após seu aniversário de 90 anos.
Parkes, que nasceu em Dublin e imigrou para o Canadá em 1956, começou sua carreira no teatro e mais tarde atuou na televisão e no cinema, tanto na Grã-Bretanha quanto na América do Norte.
O ator, que passou meio século na TV canadense, era familiar ao público norte-americano como o inventor Doc do programa “Fraggle Rock”, de Jim Henson, exibido nos anos 1980, sobre uma sociedade subterrânea de personagens dos Muppets. Ele era o único humano na atração.
Em “Santos Justiceiros”, de 1999, Parkes interpretou um dono de bar com síndrome de Tourette, e reprisou o papel na sequência de 2009.
No Canadá, Parkes fez participações frequentes no drama televisivo “The Beachcombers”, assim como em seriados infantis e em “The Littlest Hobo”.
Em 1968, ele recebeu um prêmio de melhor ator do Canadian Film Award pelo suspense “Isabel”.
Parkes deixa sua companheira de longa data, Sheelagh Norman.
Agência Reuters.