História das história 103, Cremilda Lopes Nacif

1203

Entrevistada em 30/01/1985. Nasceu em Santa Margarida-MG, casou-se em 1922, em Manhuaçu com o Sr. Salime Nacif formado em Leopoldina natural de Ouro Preto. Foi farmacêutico em Luisburgo, transferiu-se depois para Manhuaçu, onde comprou uma farmácia junto com o professor Hiram de Carvalho, que também tinha mesma profissão. Isso em 1939, o que possibilitou trazer os filhos para serem matriculados nas escolas de Manhuaçu. Quando residia na cidade de Santa Margarida ajudou muito o povo da cidade, durante um período de enchente do rio, atravessava mantimento, agasalhos e cobertores de uma margem para outra do rio, para as pessoas que estavam flageladas. Com isso conquistou a confiança do povo daquela cidade e passou a ser o representante da comunidade de Santa Margarida na cidade de Manhuaçu. O casal teve 06 filhos, 03 mulheres: Vânia, Ruth e Margarida e 03 homens: Lilito, Bidoca e Miguelzinho. “O meu falecido pai, Miguel Angelo Carvalho Nacif que mudou-se para Vitória – ES e casou-se com Vera Maria Finamore Simoni e tiveram 3 filhos, Cristiana, Saulo (este que vos escreve) e Tiago. Saulo é pai da Isabela e Cristiana mãe do Lucas”. Comenta Saulo Simoni Nacif

Ruth nos declarou, que nem sabe dizer, o que o pai  representava para ela. Era muito amigo dos filhos. Foi um exemplo de honestidade de bondade e de trabalho. Labutou muito pela cidade, mandou construir a 1ª casa de cimento armado em Manhuaçu. É muito lembrado por todo seu trabalho, e citado sempre como um bom homem. Dª Cremilda acha que o filho que mais parece com o pai é o Hélio. Confessa que foi muito feliz com o Sr. Salime Nacif, que era no seu dizer um grande solucionador de problemas. Foi proprietário do Ginásio  de Manhuaçu. Instalou o Banco Nacional e foi o primeiro gerente, instalou a Caixa Econômica Estadual e foi o primeiro gerente. Foi Prefeito nomeado pelo Dr. Milton Soares Campos.

Durante sua gestão comprou o primeiro trator da cidade. Fez numa semana o campo de aviação com os operários da prefeitura, o que possibilitou a aterrissagem dos primeiros aviões de pequeno porte a pousar por estas bandas. Gostava muito de cavalgar e era, as vezes visto montando um belo cavalo, muito elegante, desfilando pelas ruas da cidade. Tomava parte em todos os movimentos para o bem e o progresso de Manhuaçu. Era muito dinâmico e firme em suas decisões. Sua filha Vânia advogada e professora da Escola Normal, mais tarde casou-se com o Dr. José Fernandes Rodrigues, célebre advogado e grande chefe político em Manhuaçu, lutando pela UDN (União Democrática Nacional ), sendo admirador incontestável de Milton Campos, Brigadeiro Eduardo Gomes e Carlos Lacerda. Seus companheiros de Partido na cidade eram: Chiquinho, Tito e Santos Fialho, Nudante Pazelli e muitos outros comerciantes. Vânia e José Fernandes tiveram 04 filhos homens, 02 (dois) seguiram a carreira dos pais, o Dr. Hélder Fernandes Rodrigues e o Dr. Sálvio Fernandes Rodrigues. Além deles os outros dois filhos José Fernandes Rodrigues Filho e Leonardo Fernandes Rodrigues. A filha de Salime Nacif e Cremilda a Dª Ruth casouse o professor Elias Said Chequer, que é contabilista muito conceituado em nossa cidade. Ambos muito inteligentes imortais da Academia Manhuaçuense de Letras. Ruth, foi professora, passou por várias funções pedagógicas e mais tarde foi diretora da E.E. Salime Nacif, durante muitos anos. Era incansável em seu trabalho. Seus alunos, principalmente os carentes, estavam sempre calçados e uniformizados. O casal teve dois filhos Drª Florence (Cirurgiã-Dentista) e Elias (Contabilista). A outra filha do Sr. Salime Nacif e Dª Cremilda, a Drª Marilaia, também professora, casou-se com Arturzinho Pinto Coelho de família muito tradicional, que era sobrinho do Dr. Cordovil Pinto Coelho, político que marcou muito a história política da cidade. Artur era filho de Alberto Pinto Coelho e Dª Adilina, que exerceu a profissão de costureira (Alta Costura), e executou muitos modelos difíceis, para uma freguesia de elite. Lilito, empresário casou-se com Rosemeire, filha do casal Dario e Magnólia Caldeira, a qual foi diretora da E.E. Cordovil Pinto Coelho, durante muitos anos. Uma ótima diretora. O casal teve três filhos Dr. Salime (Médico), Dr. Marcelo (Médico) e Rogério (Comerciante). Os outros filhos homens do Sr. Salime residem na cidade de BH. Podemos notar os herdeiros do Sr. Salime Nacif se uniram com outras famílias desta terra, para formar novos ramos e povoar nossa cidade. Descendentes de árabes, portugueses e italianos.

Dessa mistura de raças, resultaram novas importantes famílias. São agora, genros, noras netos e bisnetos deste nobre homem que foi o “Sr. Salime Nacif”.

3 COMENTÁRIOS

  1. Um dos filhos do Dr. José Fernandes Rodrigues está grafado como “Hélio”, mas na verdade é Hélder, um grande amigo meu, colega de escola por muitos anos.

  2. Esse texto precisa de seria revisão. Além do erro apontado pelo colega acima, um dos seus filhos não era Manoelsinho, mas Miguelzinho, o meu falecido pai, Miguel Angelo Carvalho Nacif que mudou-se para Vitória – ES e casou-se com Vera Maria Finamore Simoni e tiveram 3 filhos, Cristiana, Saulo (este que vos escreve) e Tiago. Saulo é pai da Isabela e Cristiana mãe do Lucas.

  3. Apenas mais uma correção: o casal teve 06 filhos, 03 mulheres: Vânia, Ruth e Marilaila (não Margarida) e 03 homens: Hélio (Lilito), Hélcio (Bidoca) e Miguelzinho.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui