Em maio de 1943, as forças do Eixo se renderam no norte da África: 200 mil italianos foram feitos prisioneiros. No mês seguinte, os Aliados desembarcaram na Sicília.
Diante do quadro político, que já não era mais favorável a Mussolini – incontáveis derrotas das Forças Armadas italianas, falta de apoio popular, presença de inimigos em solo italiano e denúncias de corrupção no Partido Nacional Fascista -, o rei Vítor Emanuel 3º e o Grande Conselho Fascista retiraram seu apoio ao Duce e transferiram o cargo de chefe do governo para o marechal Pietro Badoglio. Mussolini foi preso em 25 de julho de 1943.
Caracterizou-se pela contraofensiva bem sucedida dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, França e outros). Os meses finais: Partindo do norte da África, as tropas aliadas desembarcaram na Ilha da Cecília, em julho de 1943, iniciando a invasão da Itália. Logo em seguida, Mussolini foi deposto e o novo governo italiano, assinou a paz com os aliados em 8 de setembro de 1943. Mas a Itália continuou sendo palco de intensos combates, pois a maior parte do seu território permaneceu sobre o controle dos nazistas.
Manchete do Brasil: “em abril de 1943, 25.000 combatentes da força expedicionária brasileira (FEB) integraram as tropas aliadas, que esmagariam a resistência nazista na Itália”.
Em 6 de junho de 1944- O Dia D- Os aliados desembarcaram na Normandia (norte da França). Em apenas 75 dias, conseguiram libertar Paris, iniciando, logo depois a marcha sobre a Alemanha. O exército soviético vinha avançando sem cessar desde 1943, através de ataques na frente oriental de batalha foi tomando territórios.
Nessa escalada foi desalojando os nazistas na Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e finalmente a Polônia. E em fevereiro de 1945 já se encontravam a 150 km de Berlim. Hitler tentou uma última cartada, ordenou que se distribuíssem armas aos civis, (mulheres, idosos e crianças) que lutassem até morrer para defendê-lo. Em abril de 1945, ao saber que Berlim estava totalmente ocupada por soviéticos, anglo-americanos, Hitler e sua mulher Eva Braun cometeram suicídio, em 8 de maio de 1945, em Berlim. Existindo um grande mistério ainda sobre os fatos! Fala-se que Hitler vendo que seus exércitos haviam perdido completamente a Guerra suicidou-se tomando uma dose de estricnina. A Alemanha nazista rendeu-se incondicionalmente. No Pacífico, o Japão prolongou um pouco mais com a resistência, usando de todos os meios tentar resistir, também se rendeu incondicionalmente em de setembro de 1945. Era o fim da guerra! Nela morreram 50 milhões de pessoas. Perto de seis milhões eram judeus, que foram exterminados cruelmente nos campos de concentração nazista.
Ótimo muito bem explicado nota 10
esse texto contém erro de digitação podendo confudi as pessoas e trazer equívocos e prejuizo. ex: o novo governo italiano Mussolini assinou o acordo de paz em 1943 e não em 1053 isso é um erro grave. tem bem que melhorar.