Vereadores de Manhumirim… Pinóquios são promovidos…

326

VEREADORES DE MANHUMIRIM

Após a votação em que inocentaram a prefeita Darci Braga, recebemos uma ligação de um eleitor da cidade, Dionizio Fernandes Borges que expressou sua opinião: Quero hoje enfatizar sobre os vereadores de minha cidade Manhumirim, que lamentavelmente, cinco vereadores votaram contra o princípio de suas funções e contra as leis, que dizem que os vereadores são fiscais do povo, e todos relataram que a prefeita Darci errou nos cinco contratos que levou aos vereadores fazerem uma CPI, que foi arquivada e hoje a votação da vergonha a CP provou por A mais B que a prefeita errou. Infelizmente estamos muito mal representado nesta câmara, cinco vereadores não cumpriram seus deveres, qual é a função de um vereador, se eles não zelam pela moralidade, não fiscalizam e o mais grave, fica uma pergunta, por que eles votaram contra sabendo que a prefeita errou? São eles: Ivan, João, Roberto Bob, Sérgio Borel e Rodrigo”.

BUSCANDO DIÁLOGO

Dizem que Alex Barbosa, o novo chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), fará o que deve ser feito, vai comunicar e se comunicar. Uma das primeiras atitudes de Barbosa como secretário de Comunicação foi ligar para o seu colega, o advogado Maurício de Oliveira Júnior, chamando o presidente da Câmara para um cafezinho. Disseram que o telefonema foi às 6h30 de segunda-feira (17).

CONTATO EXTRAORDINÁRIO

Alex Barbosa confirmou a informação: “liguei para o Mauricio hoje de manhã, nós vamos conversar, o que não existe até agora é diálogo, então, vamos estabelecer diálogo, vamos conjugar ideias, compartilhar ideias”. Barbosa só não falou nada de ter feito o contato extraordinário no raiar do dia.

A CONFERIR

O secretário de Comunicação afirmou que “nós (ele e/ou prefeito) já estamos procurando conversar com os vereadores, queremos conversar individualmente” e que, qualquer dia, “podemos aparecer numa sessão legislativa”.

CHAMA A OAB

O advogado e chefe da Secom vai precisar de muita oratória para convencer os vereadores. A maioria dos vereadores gastou discurso cobrando e comprometendo o prefeito Nailton Heringer. Como mudar, de uma hora para outra, a postura? Haja oratória, retórica e eloquência de Alex Barbosa, que também é o presidente da OAB. Mas para convencer os vereadores e, sobretudo, os cidadãos de Manhuaçu, mãos à obra.

Essa administração de “um novo tempo” já está no tempo de ser um governo de realizações.

ALMOÇO GRÁTIS

O secretário de Comunicação é inexperiente no setor de Comunicação. Mas em política, ele deve ter conhecimento que “não existe essa coisa de almoço grátis” (tradução literal da expressão “There ain’t/is no such thing as a free lunch”), frase popular americana que expressa a ideia de que é impossível conseguir algo sem dar nada em troca. Os vereadores da extinta base querem, no mínimo, que seus requerimentos de obras etc. sejam atendidos. Os outros vereadores também querem tratamento igualitário.

TEMPO PERDIDO

Tempo é dinheiro. Sem dúvida, a ausência de diálogo entre Câmara e prefeitura faz compreender que um ano foi perdido para o município, por isso, times is money, sim; no ano passado, a cidade ficou parada, sem investimentos. O novo chefe da Secom admite que quem perde com uma briga entre Câmara e prefeitura é o povo. Nós queremos que a cidade avance. Portanto, “a ideia é estabelecer diálogo, ter uma parceria saudável, harmoniosa”. O reajuste salarial dos professores e servidores é um bom exemplo, a coisa anda, sim.

DÁ TEMPO

O governo Heringer já teve um ano para colocar a casa em ordem. Muito embora, quando eleito, disse que precisaria de dois anos. Entretanto, há pouco menos de três anos para ele virar a administração e a sua aceitação popular, que anda muito em baixa aqui no mundo real fora do Paço Municipal. 34 meses dá para fazer muita coisa…

BOM COMEÇO, MAS…

O novo secretário de Comunicação também chamou o Jornal das Montanhas para conversar. Afirmou que também ia contatar os outros jornais de Manhuaçu, como deve ser democraticamente. A princípio, é por aí, deve tratar todos os jornais iguais, mas quando o prefeito vai falar pessoalmente com o jornalista do JM1?

PINÓQUIOS SÃO PROMOVIDOS

Barbosa adiantou que a partir de agora, a comunicação não vai e não deve mentir, como aconteceu há pouco tempo, quando a Secom mentiu por escrito para este jornal.

Talvez, por isso, e por muito mais, o ex-secretário rodou da Secom. A punição: Senisi foi promovido para chefe de Gabinete. Dizem por aí que quem também pode ter uma “promoção” é a secretária de Educação, Geovana Câmara, só não se sabe para onde… O nome de seu substituto já está até escolhido.

XADREZ

Todas essas mudanças que aconteceram no primeiro escalão na semana passada foram acertadas no almoço dos Heringer, Mário & Nailton e seus asseclas. O irmão do prefeito e primo do deputado fará a campanha do Mário. Dizem que foi o parente do prefeito que mexeu as peças no xadrez dos Heringer.

UMA NO CRAVO…

O prefeito Nailton Heringer barrou a entrada da ativista e protetora de animais Isabelle Villefort na reunião que aconteceu na quarta-feira (19), entre o pessoal da ONG Cão Sem Dono, de São Paulo, e do Movimento Parlamentar Mineiro de Proteção Animal (MPMPA – vereadores dos Sul de Minas), de Pouso Alegre. Eles vieram apoiar a ativista de Manhuaçu que tem feito diversas denúncias sobre o canil municipal e maus-tratos em cães, que estão sumindo da cidade.

OUTRA NA FERRADURA

Representante da Cão Sem Dono e o presidente do MPMPA foram bem recebidos na prefeitura, saíram falando bem das negociações. O mesmo aconteceu com a reunião na Câmara, realizada na quinta (20). Nailton Heringer disse, segundo a assessoria de imprensa da Secom, que vai adotar medidas necessárias para adequar o canil aos padrões exigidos por lei. Heringer disse mais: “Mais uma vez reitero que não houve nenhuma matança de animais naquele local”. O prefeito só não consegue explicar o sumiço dos cães lá do canil, que tinha mais de 180 e hoje são 54. Se não houve feira de adoção, onde foram parar os cachorros?

LATIDO ESCUTADO

As reuniões foram para verificar os fatos e levar sugestões para o prefeito. A Cão Sem Dono ficou de traças metas e diretrizes para mandar para Nailton Heringer, com prazos estipulados para serem cumpridos. Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) informal.

LATIDO FORTE

Segundo informações em off, se Heringer não cumprir, os protetores vão entrar com uma ação civil pública requerendo a interdição do canil.

AU-AU UAI

O presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício de Oliveira Júnior, postou mensagem em sua página no Facebook afirmando que a câmara não é omissa ou conivente com maus tratos e abusos contra animais. Para ele, as denúncias são impactantes, e os vereadores estão trabalhando no caso, “contudo, no cumprimento do dever, temos exercê-lo em acordo com a LEI”. Ele garante que após a conclusão das investigações, havendo culpa os culpados serão responsabilizados.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui