Quem matou PC Farias e Suzana… Hospital de Lajinha…

261

O novo partido de Marina Silva Rede Sustentabilidade

Marina Silva, que percorre o Brasil difundido as propostas de sua nova legenda, depois de passar por Belo Horizonte, volta a Minas Gerais para visitar Montes Claros e coletar assinaturas na região norte de Minas.

Marina Silva chegou a Montes Claros na manhã de sábado, dia 11 de maio, e depois de encontro com militantes e apoiadores de sua campanha participou de uma entrevista coletiva com a imprensa às 11h30, no Hotel La Défense, na Rua Porto Alegre n° 95, no centro de Montes Claros.

Marina Silva cumpre agenda fechada na região, onde fica até o início da tarde de sábado.

Em Minas Gerais já foram colidas mais de 40 mil assinaturas para a criação da nova legenda. A meta da organização da Rede Sustentabilidade nacional é de fechar o mês de maio com mais de 500 mil assinaturas em todo Brasil.

Outras informações com José Fernando Aparecido de Oliveira: 31 – 9222-5239 ou 8866-2557.

Quem matou PC Farias e Suzana

O júri popular do Tribunal do juri do Fórum de Maceió decidiu absolver os quatro seguranças acusados pela morte de Paulo César Farias, o PC Farias, e da namorada, Suzana Marcolino, crime ocorrido em 1996. A sentença foi lida em plenário sexta-feira (10), após cinco dias de julgamento. Júri crê em homicídio, mas absolve réus por morte de PC Farias e Suzana,

Jurados descartaram hipótese de suicídio em crime ocorrido em 1996.

A plateia aplaudiu o resultado, e os familiares agradeceram a Deus. O juiz Maurício Breda pediu que o irmão de PC Farias, Augusto, seja denunciado por corrupção ativa.

PC Farias e Suzana Marcolino foram encontrados mortos em uma casa de Praia de Guaxuma, Alagoas, em junho de 1996.

“Estava com a consciência tranquila” Reinaldo Correia de Lima Filho, policial militar

O veredicto foi por maioria. Os jurados entenderam que houve o crime de duplo homicídio, e não de suicídio, como queria a defesa.

Os jurados entenderam também que três dos seguranças tinham o dever legal de impedir o crime, e podiam tê-lo feito, mas não deveriam ser condenados por omissão. “Eles foram absolvidos por clemência”, afirmou o juiz.

Os policiais Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva, então seguranças de PC Farias, foram acusados de duplo homicídio triplamente qualificado por não terem impedido as mortes.

Durante a leitura da palavra “absolvidos”, osfamiliares dos réus comemoraram no plenário, e José Geraldo ajoelhou-se em frente ao banco dos réus. Ao final, muitos aplausos.

Os réus se abraçaram e choraram no plenário. Reinaldo disse que esperava o resultado. “Estou aliviado e dever cumprido. Estava com a consciência tranquila”, disse.

Qual será o próximo capítulo.

A verdade é que PC Farias sabia muito e era o homem que estava no centro de escândalo de corrupção que envolvia alguns dos políticos mais poderosos do país (muitos que hoje possuem mandato e estão la – em Brasília – nos “representando”) e morreu quatro dias antes de um aguardado depoimento no Congresso – no qual falaria sobre as relações entre empreiteiras e governo.

Hospital de Lajinha

Campanha política é uma coisa e a realidade é outra, prometeram que se Lucinho ganhasse, o Hospital de Lajinha iria funcionar na primeira semana e que o Pronto Atendimento iria mudar para o hospital, lógico que tudo isso leva tempo, mas, a população acreditou que no primeiro dia tudo seria diferente, infelizmente nós estamos no Brasil e aqui as coisas funcionam de modo diferente, os políticos hoje são quase todos iguais, quem está no poder maquia a situação e prega uma administração que não correspondem a realidade, a maioria dos prefeitos não estão preocupados com a gestão e sim com seus apadrinhados que irão ocupar os cargos, infelizmente Lajinha tem sofrido com seus últimos prefeitos, causando prejuízo para os cofres públicos com decisões erradas, segundo auditoria feita na prefeitura na gestão de Tião Moreira, só no ano de 2012, o rombo foi de quase 5 milhões, com licitações fora da Lei.

Quem gere os recursos da saúde no município é o prefeito e no governo passado, nos dois mandatos de Tião Moreira nada foi passado para o hospital e o pouco recurso que tinha, lhe foi tirado, que era o pronto atendimento. O povo de Lajinha passou 8 anos sem que o prefeito olhasse para o hospital e isso causou grandes transtornos para os mais carentes que necessitam de amparo pelo poder público, tanto isso é verdade, que a volta do funcionamento do hospital foi a principal bandeira de Lucinho.

Vereador Saulinho

Fomos conversar com Saulinho, um dos responsáveis pela administração do hospital e nossa primeira pergunta foi: porque mais de 4 meses se passaram e ainda o pronto atendimento não foi transferido para o hospital, e o que está funcionando e o que ainda não funciona? “Primeiramente um abraço a todos os leitores do Jornal das Montanhas, eu também sou um leitor do jornal acredito muito nessa ferramenta de trabalho de divulgação. Essa nova gestão firmou uma parceria com o hospital, uma das mais antiga instituição de Lajinha, essa parceria veio dar uma nova esperança para o povo que tanto necessita de atendimento e através da nova gestão estamos dando um novo padrão a saúde para Lajinha, veja que só: nos três primeiros meses de atendimento, já fizemos mais atendimento de Obstetrícia, nascimentos de crianças do que em todo o ano de 2012 e hoje nós temos a Obstetrícia funcionando ainda que com algumas brechas e estamos melhorando o atendimento hospitalar. Está vindo mais um médico obstetra (médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto)” explicou Saulinho. Ainda informou que já está funcionando o serviço de cirurgia eletiva de pediatria, na região só o hospital de Lajinha tem um médico cadastrado para fazer cirurgia nessa área, estamos fazendo o serviço de clínica médica em parceria com o PAM. Existe uma boa vontade da prefeitura, boa vontade do hospital e uma boa vontade da comunidade.

Pronto atendimento junto ao hospital

Sobre a transferência do Pronto Atendimento, Saulinho explicou que a diretoria do hospital cedeu para a prefeitura um espaço onde está acontecendo uma ampla reforma, que será o pronto atendimento, ao lado do hospital, tudo feito dentro das normas técnicas exigida pela Anvisa. “Provavelmente em junho estaremos inaugurando o anexo aqui do lado do hospital. A nossa prioridade de atendimento sempre foi o SUS, mas, o hospital tem outros convênios, atendendo também particular, sendo assim, qualquer pessoa que deseja um quarto separado e visitas fora do horário, o hospital como qualquer um outro, mantém esse serviço”. Comentou Saulinho.

Entenda a crise do café

Para explicar a origem da atual crise do setor cafeeiro, o diretor da FAEMG e presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura da entidade e da CNA, Breno Mesquita lembra que o aumento progressivo do consumo do grão em todo mundo (crescimento médio de 2% ao ano) pautou um planejamento federal de aumento da produtividade do país para atender a demanda. “Assim, com a safra de ciclo alto do último ano e uma safra atual registrando volume superior à média dos anos de ciclo baixo, o mercado tornou-se fortemente especulativo, o que derrubou a cotação do café abaixo dos custos de produção” conta.

O presidente da FAEMG, Roberto Simões afirma que a implementação de políticas de garantia, com preço mínimo corrigido, financiamento e programas de leilões são medidas essenciais para pôr fim à crise no setor. “O consumo do café continua crescendo e não há estoques mundiais. Não há razão para essa permanência do café em patamares de preços tão baixos. Nesse momento, é preciso discutir novamente uma política de sustentação e de garantia do produtor, que dê novo alento ao mercado”.

Simões lembra que a medida já foi utilizada, com sucesso, em cenários semelhantes, sem grande ônus à União. Ele cita, como exemplo, o programa de opções de compra pelo Governo. “O Governo nunca precisou comprar estoques grandes, basta sinalizar que há garantia e o mercado tende a reagir”, explica.

Trânsito na rua Duarte Peixoto e Getúlio Vargas em Manhuaçu  tem modificações

Um dos principais problemas da nossa cidade, o trânsito, principalmente em horários comerciais vem gerando muita lentidão e muita reclamação dos usuários diários do trânsito de Manhuaçu.

Para tentar minimizar filas no bairro Coqueiro, duas ruas tiveram modificações satisfatórias. Na rua Duarte Peixoto, rua que transitava-se em mão única agora passou a ser mão dupla na tentativa de minimizar a lentidão para quem vem dos bairros Colina e Pinheiro para o Coqueiro. O estacionamento lateral nesta rua também foi alterado sendo agora somente em um dos lados e no entroncamento com a avenida Getúlio Vargas, agora há uma rotatória, o que pode desafogar o trânsito para a baixada permitindo-se girar e voltar pela mesma avenida.

As alterações ainda estão em testes, porém se surtirem efeitos favoráveis serão permanentes.

Vereadores reúnem-se com Comando do 11º BPM e reivindicam mais policiamento.

O Presidente Maurício de Oliveira Júnior e praticamente todos os vereadores estiveram presentes ao encontro que ocorreu na sala de Comissões da Casa Legislativa, envolvendo o Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Ten. Coronel Wanderson Santiago, e o Comandante da 72ª Cia. PM, Cap. Schuab. Os vereadores relataram ocorrências de crimes, como furtos, tráfico de drogas e outras situações, em diferentes bairros e distritos. Porém, entre as reivindicações, houve ênfase quanto à necessidade de haver maior policiamento nas ruas, propiciando a percepção por parte da população quanto à presença da Polícia Militar – fator considerado chave para se inibir a ação de marginais. Neste sentido, o Presidente Maurício Júnior sugeriu do Comando a disponibilidade de duplas de policiais percorrendo as ruas principais, a popular formação “Cosme e Damião”. O Comandante Ten. Cel. Santiago e o Capitão Schuab demonstraram total atenção às explanações dos vereadores. Pagamentos nas lavouras Os vereadores reivindicaram ações para a melhoria na segurança pública de todo o município. Uma delas foi feita pelo 2º Secretário, Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha), Francisco de Oliveira (Chiquinho) e o Vereador João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares) que alertaram para a proximidade do período de safra e a necessidade de reforço de policiamento na zona rural, principalmente nos locais onde ocorrem o pagamento aos trabalhadores que atuam na colheita do café. A preocupação também é com a segurança nos Distritos. O Comandante apresentou ainda outros projetos que irá desenvolver. Acreditamos que, em um curto espaço de tempo, a segurança terá um grande avanço, depois desta reunião que realizamos aqui hoje”, pontuou Maurício Júnior. (Assessoria de Comunicação)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui