Limpeza do Rio Manhuaçu
Foi só começar o trabalho de limpeza do Rio Manhuaçu, para alguns munícipes cair de pau em cima dos responsáveis. “Onde você vê uma coisa dessa, não podem fazer isso que o pessoal estão fazendo, isso é crime, desse jeito eles irão matar todos os peixes do rio, não podem acabar com a vegetação a beira rio. O que precisa realmente fazer é limpar o leito do rio e conscientizar o cidadão para preservar o rio não jogando lixo dentro d’água”. Comentou Jorge Salazar.
Outro senhor estava bravo, dizendo que iria denunciar para o IBAMA, pela maneira errada em que estão fazendo. Também hoje pela manhã o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Jaiminho, acompanhado pelo assessor jurídico do sindicato advogado Glauber Vidal e a representante do núcleo sindical do SAMAL Rosana Leite, estiveram na sede do SAMAL de Manhuaçu para um encontro com o administrador da autarquia e juntos constataram que o material de uso obrigatório pelos servidores que se encontravam fazendo a limpeza do rio, que o material está à disposição dos mesmos. Só não entendemos uma coisa, se o material é de uso obrigatório, porque o SAMAL aceita que eles se arrisquem a se contaminarem. Todos sabem o quanto o rio está poluído e estas pessoas dentro d’água exposto por muitas horas correm sério risco de pegar uma doença.
Dizem que os servidores não querem usar os equipamentos por serem desconfortáveis, o Sindicato alertou os funcionários do risco que eles estão correndo. Segundo o presidente Jaiminho, o sindicato irá fazer um trabalho de conscientização da importância de usar os equipamentos de proteção, também ponderou junto ao SAMAL a possibilidade de compra de equipamentos mais confortáveis para os funcionários que efetuam a limpeza no rio Manhuaçu.
Que doenças pode pegar uma pessoa que cai num rio poluído?
A uma enxurrada de problemas que o contato de água poluída de um rio pode trazer, basta um pouquinho de água em contato com a boca ou nariz pode trazer de uma simples diarreia até doenças mortais: veja a lista.
GASTROENTERITE: Essa inflamação no sistema digestivo que provoca diarreia, vômitos e febre é a doença mais fácil de pegar em um rio, já que seus germes proliferam facilmente na água. O tratamento é feito com remédios para eliminar os micro-organismos e com soro contra a desidratação.
HEPATITE: É outro vírus comum nos esgotos, porque muitas pessoas estão infectadas mas não manifestam a doença. Os sintomas (febre, mal-estar e náusea) se manifestam de duas a sete semanas depois do contato com o vírus. Apesar de poder ser fatal, a hepatite é curável com remédios.
FEBRE TIFÓIDE: Não aparece muito, mas é grave: os principais sintomas são febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal e erupções na pele. A bactéria tem um período de incubação de até duas semanas. Com medicamentos, a doença some em um mês, mas se não for tratada pode matar 25% dos infectados.
ASCARIDÍASE: Essa doença, que também aparece bastante, tem descrição assustadora: as larvas da lombriga que causa a enfermidade entram na circulação, ganham o sistema digestivo e param no intestino, onde crescem até 40 centímetros. Em casos graves, só uma cirurgia resolve.
LEPTOSPIROSE: Essa doença transmitida pela urina de ratos costuma surgir em rios com ninhos de roedores em suas margens. A bactéria causadora entra no corpo por pequenas feridas na pele e pelas mucosas do olho, da boca, do ânus ou da vagina, podendo matar até 15% dos contaminados.
POLIOMIELITE: A doença foi erradicada do país, mas pode chegar ao esgoto pelas fezes de pessoas que estiveram no exterior. Os sintomas são febre, dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais, nuca rígida e até paralisias. Se a vacina não estiver em dia, a doença não tem tratamento e pode matar.
CÓLERA: O problema está controlado no Brasil, mas o vibrião também pode parar nos rios que recebem dejetos de aeroportos internacionais, por exemplo. A cólera causa diarreia intensa, vômitos e colapso no sistema circulatório. Se não houver tratamento nas primeiras horas, a mortalidade chega a 50%.
TÉTANO: A bactéria que transmite esse mal se aloja em ferimentos e afeta o sistema nervoso, provocando contrações musculares e podendo até matar. A boa notícia é que, se a vacina antitetânica ainda estiver valendo, o risco de contrair a doença desaparece.
Lula quer três ministérios
Lula, assim como neste primeiro governo de Dilma quando deixou cerca de seis ministros, “da sua cota”, pendurados, alguns dos quais varridos por ela ainda no primeiro ano de mandato por suspeita de “malfeitos”, agora se prepara para indicar nada menos do que três, para o segundo quadriênio.
As vozes que chamam atenção do mundo
IPCC diz que a emissão de gases estufa é a maior em 800 mil anos
Agência ANSA:
ONU divulga relatório alarmante sobre clima na Terra – IPCC diz que a emissão de gases estufa é a maior em 800 mil anos. A concentração de gases estufa na atmosfera atingiram o maior nível nos últimos “800 mil anos” e “resta pouco tempo” para o mundo conseguir segurar o aumento de temperatura em 2º C, é o que aponta um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou que “as ações contra as mudanças climáticas podem contribuir sobre a prosperidade econômica, para uma melhor saúde e para cidades mais vivas”. Ele ainda ressaltou que uma análise como essa “jamais havia sido feita” e que é necessário que todos os países ajam “para reduzir a emissão de CO2 e evitar uma piora ainda maior no clima, que esquenta em uma velocidade sem precedentes”.
Segundo o relatório da ONU, as emissões de gases estufas devem ser reduzidas entre 40% e 70% entre 2010 e 2015 e desaparecer em 2100. A temperatura média da superfície da Terra e dos Oceanos subiu 0,85ºC entre 1880 e 2012, informou o relatório.
Perderam uma Faixa de Pedestre
O povo reclama, reclama, mas as autoridades nada de tomar providencias, será que este pessoal ainda não perceberam o erro? Faixa de Pedestre próximo a Policlínica (Casa Azul). O povo está dizendo – Porque não e recolocada /pintada em Frente a Mercearia? Se assim o fosse, os carros que vão convergir para esquerda, não estagnariam o fluxo de veículos (duas vezes), e os pedestres poderiam transitar, sem que os carros parassem todo o trajeto. Tanto, que o problema se dá até no ponto citado (Casa Azul)
Atlético ou Cruzeiro alegria não sairá de Minas
O futebol de Minas Gerais pela primeira vez, vai proporcionar muitas alegrias, e qualquer que seja o resultado a vitória será dos mineiros. O futebol tem lá suas mágicas, e o Atlético mais uma vez mostrou que é um time de virada, e o Cruzeiro também dispensa comentários, mais uma vez mostra sua garra e competência. Com Atlético e Cruzeiro, teremos uma final histórica na Copa do Brasil disputada por dois times mineiros que, ao lado das torcidas, certamente farão um belo espetáculo dentro e fora dos gramados.
Partidos de Manhuaçu estão apagados
Parece que Manhuaçu apesar de ser uma cidade polo nunca se viu um silencio tão grande nas siglas partidárias da cidade. Cadê o PSDB, após ser tirado das mãos do Toninho Gama desapareceu, o PDT está no poder, mas ninguém fala dele e quando fala…, o PMDB e o PT que foram protagonistas de uma grande vitória no primeiro turno com Fernando Pimentel. Ano que vem já começa as costuras para as possíveis alianças para o cargo de prefeito e vereadores.
Sucessão do presidente Maurício Júnior
Que a sucessão do presidente Maurício Júnior (PPP) na Câmara de Manhuaçu começa a ganhar contornos de que uma grande disputa pode vir por aí. Jorge do Ibéria, Cabo Anízio, Paulo Altino e Gilsinho são os pretendentes.
A importância das cidades polos
Dizem que o governador eleito Fernando Pimentel quer ver Mário Ássad Júnior disputando a prefeitura da cidade polo de Manhuaçu. Ele precisa de alicerçar as polos regionais para lhe dar sustentação política e como sua meta é fortalecer o interior ganha força o nome de Mário Júnior. O PSDB também quer investir nas principais cidades de Minas para voltar ao poder, fala-se em Anastasia para prefeito de BH. Em Manhuaçu algumas lideranças políticas cogita o nome de Renato da Banca para comandar o PSDB, até o final do ano Paulo Abi-Ackel deve conversar sobre o assunto.