Insatisfação com democracia põe em xeque sistema político, dizem especialistas
Pesquisa divulgada nesta semana pelo Ibope mostrou a insatisfação dos brasileiros com a democracia no país. O levantamento apontou que 83% dos brasileiros estão pouco ou nada satisfeitos com o funcionamento do sistema político. O índice de satisfação é o menor desde que o instituto iniciou a medição em 2008. O recorde anterior de insatisfação foi registrado em 2015, quando 81% declararam-se pouco ou nada satisfeitos com a democracia no Brasil, contra 15% que afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos.
Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, o resultado da pesquisa mostra a insatisfação da população com as instituições do Estado e o impacto dos casos de corrupção investigados, além de colocar o regime democrático em xeque no país.
Na avaliação do cientista político e professor de jornalismo do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Vivaldo de Sousa, os dados da pesquisa revelam que turbulências políticas, como o cenário atual enfrentado pelo país, podem enfraquecer a democracia. “É um dado preocupante. Fora que se tem uma parte importante da sociedade com essa avaliação e, com isso, se tem espaço para propostas autoritárias; me preocupa, porque a democracia, por mais falha que seja, é o melhor sistema político que existe”, disse.
Arbitrariedade da justiça
Antes de entrar no assunto por quem conhece de fato a causa, quero expressar minha opinião de leigo sobre algumas decisões e omissões da justiça. Se de fato Garotinho tivesse provas contra ele, com certeza continuaria preso, o que alegaram contra ele foi o programa Social cheque Cidadão, uma ajuda tipo o Bolsa Família. No governo de Lula e Dilma os programas sociais foram amplamente ampliados nas épocas de eleições e ninguém disse que eles estavam comprando votos. Penso que deve ter mais de 10 criminosos denunciados e com provas contundentes e estão aí ocupando altos cargos no governo, e o STF não manda prender.
A prisão do secretário de Governo da prefeitura de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio, Anthony Garotinho “é arbitrária, ilegal e baseada em fatos que não ocorreram”. A afirmação foi feita à Agência Brasil pela assessoria de imprensa da prefeitura daquele município.
Segundo a nota em resposta a um pedido da agência, e atribuída ao escritório de advocacia que atende ao ex-governador e ex-deputado federal Anthony Garotinho, “estão sendo tomadas as medidas cabíveis e, em breve, ele terá a sua liberdade restabelecida”.
O criminalista Fernando Augusto Fernandes, responsável pela defesa de Garotinho, afirmou, também em nota, que o decreto de prisão ocorrido em razão de decisão da 100ª Vara Eleitoral de Campos vem na sequência de uma série de prisões ilegais decretadas por aquele juízo e suspensas por decisões liminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A prisão a qual está submetido o ex-governador é abusiva e ilegal e decorre de sua constante denúncia de abusos de maus tratos a pessoas presas ilegalmente naquela comarca. Estas denúncias de abuso foram dirigidas à Corregedoria da Polícia Federal e ao juiz, que nenhuma providência tomou”, diz na nota o criminalista.
Segundo ele, pessoas presas mudaram vários depoimentos após ameaças do delegado da Polícia Federal que conduz o caso. O nome dele não foi revelado. “No entanto, o TSE já deferiu quatro liminares por prisões ilegais. A Justiça não permitiu que este ato de exceção se mantivesse e Garotinho foi solto”, diz.
Mulher de Garotinha é prefeita de Campos: Também em nota, o Departamento da Polícia Federal em Campos, ao confirmar a prisão do ex-governador, disse ter cumprido dia (16) dois mandatos judiciais contra o atual secretário de Governo da prefeitura de Campos. A prefeita de Campos é Rosinha Garotinho, mulher de Antony Garotinho.
O primeiro mandato foi o de prisão preventiva e o segundo de busca e apreensão em um imóvel de Garotinho, no bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ele foi preso.
Na nota, a Polícia Federal afirma que a diligência faz parte da Operação Chequinho, “que investiga a ação de uma associação criminosa montada com o objetivo de fraudar as últimas eleições no município”.
Alunos do Colégio Militar conquistam troféu em Olimpíadas de Robótica na Índia
Sete alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), em Minas Gerais, alcançaram a 2ª colocação na classificação geral da Olimpíada Internacional do Conhecimento (QUANTA 2016), realizada na cidade de Lucknow, na Índia, entre os dias 17 e 20 deste mês.
O CMJF foi o único colégio militar a participar da QUANTA 2016
Os jovens conseguiram o 2º lugar devido aos resultados obtidos nas diversas provas da competição: 1º lugar na prova de habilidades mentais e no debate científico, 5º lugar em robótica e também o prêmio de Equipe Destaque. Eles cursam entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio.
Várias escolas brasileiras foram convidadas a integrar a Olimpíada por terem alcançado bons resultados em outras competições. O CMJF foi o único colégio militar a participar da QUANTA 2016. “É uma satisfação muito grande para todos nós que integramos o Sistema Colégio Militar do Brasil. O resultado alcançado na Índia mostra que o nosso trabalho tem qualidade e que os nossos alunos são estudantes que possuem elevado potencial intelectual e ético, uma vez que a Olimpíada avaliou aspectos do conhecimento e de conduta humana”, ressaltou o subcomandante do CMJF, coronel César Augusto Gerken.
Realizada internacionalmente desde 1995, a QUANTA alia a excelência acadêmica ao trabalho em equipe, à busca pelo saber e ao respeito à cultura. A Olimpíada é coordenada pela Escola City Montessori School da Índia que é responsável por custear o embarque, hospedagem e transporte dos participantes.
Desde a criação da Olimpíada, cerca de 40 países já participaram da competição, entre eles: China, Canadá, Rússia e Estados Unidos.
Veja quem são os sete alunos do CMJF que alcançaram a 2ª colocação na Olimpíada QUANTA 2016:
Letícia Giancoli Jabour (3º Ano); Arthur Valle da Mota Couto (3º Ano);Pedro Nascimento Martins (2º Ano);Artur Assis Amorim (2º Ano); Matheus Leopoldo Horta (2º Ano); Robson Garrido de Paiva Silva Júnior (1º Ano); Flávio Eduardo de Souza Moura (1º Ano).
Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa
NASA afirma: Vida alienígena aparecerá em 20 anos
De acordo com um cálculo elaborado por especialistas da NASA, existem 100 milhões de planetas em nossa galáxia que poderiam abrigar alguma forma de vida inteligente. É bem possível, portanto, que, daqui a duas décadas, a humanidade descubra a existência de seres extraterrestres. Durante a última conferência na sede de Washington, representantes da
NASA revelaram um plano para procurar vida extraterrestre com a ajuda da última tecnologia em telescópios.
A previsão é que, em 2017, seja lançado o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que vai trabalhar em conjunto com o telescópio espacial James Webb, a ser lançado um ano depois. Ambos vão atuar para descobrir se, em algum dos milhões de planetas potencialmente aptos para a vida inteligente, existe alguma impressão química que a comprove. “O que não sabíamos há cinco anos é que, em, aproximadamente, 10% a 20% dos casos, há planetas do tamanho da Terra que orbitam estrelas e que se encontram na zona habitável”, declarou Matt Mountain, um dos cientistas que preparam o lançamento do telescópio James Webb.
“Está no nosso alcance chegar a uma descoberta que vai mudar o mundo para sempre”. “Penso que, dentro de 20 anos, descobriremos que não estamos sozinhos no universo”, afirmou o astronauta Kevin Hand, que acredita que Europa, um dos satélites de Júpiter, pode abrigar vida. Fonte: RT
Delegacia do Serviço Militar encerra atividades em Manhuaçu
Em solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 24/11, o comado da 12ª Circunscrição do Serviço Militar oficializou o encerramento das atividades da 15ª Delegacia do Serviço Militar, de Manhuaçu, responsável pela Junta do Serviço Militar de 22 municípios. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro da Câmara de Manhuaçu e marcou também a despedida do militar do Exército Brasileiro responsável pelo órgão, tenente Gilson Araújo, que assumiu o cargo em 2014 e está sendo transferido para Manaus, no estado do Amazonas.
Estiveram presentes, autoridades militares, civis e políticas, entre elas, o comandante da 12ª Circunscrição do Serviço Militar (12ª CSM), sediada em Juiz de Fora, tenente coronel Alexandre Petrini Leonardo, o prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o prefeito de Luisburgo José Carlos, o Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Carlos Roberto de Souza.
Também compareceram à solenidade, o Comandante do 11º BPMMG, Tenente-coronel Sérvio, o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, tenente Flávio Mota, bem como o delegado de Polícia Civil, Dr. Getúlio Vargas de Lacerda e secretários municipais de governo.
Após o pronunciamento do comandante da 12ª CSM, tenente coronel Leonardo, tenente Gilson foi agraciado com uma placa entregue por sua esposa e filha. Servidores civis da Delegacia do Serviço Militar também foram homenageados.
Tenente Gilson se disse honrado por ter exercido o cargo e afirmou que parte com tristeza, mas com a certeza do dever cumprido. “Toda despedida é momento de dor, mas alegro–me por saber que em Manhuaçu deixo amigos, parceiros que muito colaboraram para que eu possa exercer um bom trabalho à comunidade ”, destacou Ten. Gilson.
Câmara aprova 5 milhões para folha de pagamento da Prefeitura
A Câmara de Manhuaçu aprovou suplementações para a Prefeitura no valor de quase 5 milhões de reais durante reunião ordinária presidida por Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria”, na noite de segunda-feira, 21/11, a fim de atender a folha de pagamento dos servidores públicos municipais, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras. Os parlamentares também aprovaram projeto de lei que concede subvenção social a oito entidades. Projetos de resoluções, requerimentos e indicações também foram aprovados. De autoria do Poder Executivo, foi aprovado projeto de lei com substitutivo que autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares ao orçamento geral do município, de 2016, no valor de R$2.821.000,00 para reforçar dotações orçamentárias com saldo insuficiente para cobrir despesas relativas ao Fundo Municipal de Saúde e manutenção dos serviços do município.