Eleições 2016 em Lajinha
Até o presente momento, nenhuma pré-candidatura foi oficializada em Lajinha. Segundo boatos, o atual prefeito Lucinho do Ozair (PSDB), pretende liderar novamente como cabeça de chapa. Já na oposição (PMDB), o comentário é que a chapa será composta pelos mesmos candidatos de 2012: o advogado Jefferson Fadlalah (Jefinho) e o empresário João Rosendo Ambrósio e que o partido tem uma grande chance de assumir o Paço Municipal, já que a atual administração tem trabalhado em certas áreas, mas em outras vem deixando a desejar, o que vem aborrecendo muito os moradores.
As pré-candidaturas só devem ser oficializadas lá pelo mês de junho, já que as convenções devem ser realizadas no período de 20/07 à 05/08/2016. No legislativo, o cidadão lajinhense terá inúmeras opções, já que o número de cadeiras passou de 09 para 11. Corre também pelas ruas sobre a aliança entre PMDB e PR e a possibilidade dos partidos PROS e DEM lançarem candidatos a prefeito e vice-prefeito, mas até o momento nenhuma decisão foi tomada.
O PT, ocupante da vice-prefeitura, como já é de ciência do povo, desfez sua aliança com o PSDB e ainda não se ouviu nenhum comentário sobre que decisão irá tomar, já que existe uma campanha muito forte no país inteiro descartando a sigla, mas o mais provável será o apoio ao PMDB.
Espera-se que seja um ano de muita disputa. A população já se cansou de ser feita de boba e anseia por candidatos que visem à mudança e o crescimento do município. Até outubro, tem muita água pra rolar debaixo da ponte. Colaboração de Pedro Henrique.
O Sapo vai voltar em Lajinha?
Também existem na cidade uma corrente dentro do PMDB que trabalha para outra composição, que seria João Rosendo e Renato do Casarão, a justificativa é que João Rosendo vem trabalhando desde a eleição passada, enquanto Jefinho se acomodou e como todos sabem, campanha política é feita todo dia.
O Jacaré que está no poder perdeu nomes importantes que fará muita falta na hora em que começar a campanha, os dissidentes dão até para formar outro time, mas tudo indica que se isso não acontecer o PMDB que historicamente ficou conhecido por Sapo deve voltar ao poder, resta saber como estão as negociações dos políticos de peso que deixaram o PSDB. Na eleição passada todos eles estavam do lado de Lucinho, agora aproxima-se as eleições de 2016 e as articulações começam, outros partidos estão se fortalecendo em Lajinha. O atual prefeito contrariando muitos políticos não soube manter os principais cabos eleitorais, se não surgir em Lajinha uma terceira via o PMDB volta ao poder e talvez com uma votação histórica. Eles ainda não decidiram qual legenda irão apoiar, a tendência que todos dizem é que ninguém quer perder a eleição e só um milagre dará a vitória ao atual prefeito.
O Democrata e o PR estão a procura de um porto seguro, já o advogado Célio Camargo experiente político dificilmente ficará com o atual prefeito, a mesma coisa dizem que o ex-prefeito Ilmar também experiente articulador e bom entendedor da política de lajinha, não quer perder a eleição, e ainda sabemos que estão despontando novos nomes na política de Lajinha, a cidade cresceu bastante e não pode ser mais administrada por pessoas sem experiência.
Os prováveis concorrentes de Manhuaçu
O povo diz muito todos os dias sobre os possíveis candidatos, vamos tentar descrever um pouco sobre o que pensam os eleitores de Manhuaçu os chamados formadores de opinião.
Nailton Heringer – Atual prefeito de Manhuaçu. Esta coluna procura ser o mais transparente possível e imparcial, fazemos o jornal para os eleitores de todos os partidos políticos e para todos os torcedores, e vamos transcrever aqui exatamente o que dizem por aí sobre o atual prefeito. “O prefeito Nailton Heringer assim que ganhou as eleições assumiu um perfil nada popular, sumiu dos aglomerados populares, afastou de muitos companheiros e até perdeu os aliados que o ajudaram em sua eleição. Diferente de todos os prefeitos que Manhuaçu já teve, não sabe cativar o povo, é impopular até com membros e amigos de sua igreja, para conseguir conversar com ele é uma burocracia deve marcar, mas corre o risco de chegar lá na hora marcada e ter que esperar duas horas ou mais, se chegar pessoas mais importantes do que você que marcou com antecipação, bem diferente da ex-prefeita Cici Magalhães e Sérgio Breder, que agente entrava na sala deles e conversava ou então na rua mesmo”. Comenta um eleitor.
Um outro formador de opinião disse que Nailton será o próximo prefeito porque vai fazer campanha dizendo que os ladrões estão querendo voltar, e como ele não rouba vai ganhar de novo, em resposta ouviu: “você acha que os eleitores são burros, esta administração já nasceu derrotada veja que tudo que Nailton prometeu não está cumprindo, cadê a Faculdade Federal, cadê o Hospital Regional, cadê o bom relacionamento com os funcionários, cadê o dinheiro das venda dos reciclados, veja a educação, saúde como está, e você ainda tem coragem em dizer que o povo aprova esta administração, prefeito que até para ir a Caratinga e voltar logo cobra diária, está por fora meu cara”. Respondeu outro eleitor.
Renato da Banca – Renato demonstrou como vereador um trabalho que vai ficar na história, como vereador e presidente da Câmara fez uma gestão elogiada por todos, a maioria das leis importantes de Manhuaçu são de sua autoria, foi um ótimo legislador. É ele o autor do projeto do prédio da Câmara Municipal de Manhuaçu, também deixou seu legado na direção da APAE de Manhuaçu, e se chegar a prefeitura vai deixar também sua marca.
Dizem do Renato que ele não é muito popular, mas os eleitores mais experientes sabem que isso pode até atrapalhar um pouco na conquista de votos, mas nunca na administração de um gestor, Renato tem uma visão muito além, é inteligente e nunca ficaria na dependência de outras pessoas para ensiná-lo a governar.
Renato foi o terceiro colocado nas últimas eleições, as pessoas são unanimes em dizer que ele seria um ótimo prefeito, mas que dificilmente terá o apoio suficiente para tal, por não ter um grupo político, ele faz parte do grupo político de João Magalhães. Sobre a baixa votação de Renato, na última eleição, nós acreditamos e até falamos com Renato, antes mesmo dele chegar a prefeito no afastamento de Adejair, devido o clima na época de acusações CPIS etc., se ele tivesse feito uma dissidência, com certeza ao chegar a prefeitura faria uma gestão independente e sua, mas ele não quis mudar, fez um governo com os auxiliares que já estavam nos cargos e o clima na ocasião era de mudança e como ele manteve os mesmos auxiliares na prefeitura, como povo queria mudança, Renato foi visto como continuidade da gestão anterior, e chegando as eleições o povo votou no Nailton Heringer que era o novo .
Sérgio Breder – Parece uma unanimidade quando se fala no nome de Sérgio, porém, a grande maioria diz que ele não poderá sair candidato, mas estes mesmo dizem que se ele vier candidato será praticamente invencível, é muito popular e sabe como poucos conquistar os eleitores, alavancando sua candidatura estão a cúpula do PSDB/MG, alguns deputados e cinco partidos, até o momento. Em reunião em BH com dirigentes do PSDB, PPS, PSD,DEM e PSB alguns bons advogados que cuidam do caso Sérgio Breder disseram que até rasgariam seus diplomas se Sérgio não puder sair candidato, a polêmica é porque Sérgio está no momento inelegível, seus direitos políticos foram caçados por 8 anos e termina exatamente no mês das convenções, se ele estivesse saído do PPS, ou o partido ficado com a oposição ele estaria inelegível, foi exatamente por isso que houve um trabalho de convencimento, onde esteve presente em BH o presidente Nacional do PPS e foi retomado o PPS que havia sido dado para o atual prefeito, mas foi retomado e devolvido para o grupo do Sérgio, hoje a Silvana esposa do Tuca é a presidente do PPS e garantiram que Sérgio Breder será o candidato do grupo.
Cici Magalhães – junto com seu irmão João Magalhães detém um grupo forte de colaboradores, mas sofre oposição por parte de alguns formadores de opinião que dizem que ela tem garantido 14 mil votos e que sempre atinge este patamar não passando disso. Eles se baseiam em eleições anteriores e nas votações do deputado João Magalhães, que tem sempre em média 12 mil votos. Opina um outro formador de opinião, se um candidato tem garantido essa votação, com certeza esta é a candidatura mais forte de Manhuaçu, já que ela tem uma base sólida, além disso empresário de peso está vindo para Manhuaçu para abraçar a candidatura dos Magalhães, podendo ter aí também uma forcinha do governador Pimentel. O nome até agora é guardado de baixo de 7 chaves, em conversa com o deputado em Belo Horizonte, ele não confirmou, mas deixou claro que será dois nomes com muita aceitação popular e fortes candidatos, mas alguns apostam que os Magalhães não abrirão mão de lançar a Cici, ela está fazendo um ótimo trabalho na Regional da Saúde de Manhumirim.