Dois vereadores que fazem a diferença na Câmara de Lajinha
Na reta final queremos recomendar aos eleitores de lajinha dois excelentes nomes da Câmara Municipal de Lajinha, ambos já foram presidente, e souberam dignificar o posto ocupado trouxeram bons exemplos e souberam administrar tendo elogios até pelos adversários.
Em Lajinha são dois candidatos disputando a prefeitura: Lúcio pelo PSDB 45 e João Rosendo PMDB 15.
Aos eleitores indicamos estes dois nomes para a Câmara Municipal de Lajinha, pelo trabalho bem desempenhado pelos dois Paulo Cesar (PMDB) do lado do Sapo e Renatinho do (PSDB) do lado do Jacaré. Eles estão em campanha política para suas reeleições. Ficamos muito à vontade, porque um é oposição e o outro é da situação, mas ambos já experimentaram os dois lados: o da oposição e o de ser situação.
Estamos falando de dois vereadores que sabem como ninguém exercer as suas funções, eles prestaram um grande serviço à Câmara Municipal de Lajinha. Paulo Cesar é um grande conhecedor do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal, sendo um dos mais antigos vereadores de Lajinha. Renato, também por ocasião em que foi eleito presidente da câmara procurou estudar bastante a Lei maior do município e o Regimento Interno, de maneira que usa sua função com responsabilidade, se tiver de criticar seu prefeito o faz, só com o intuito de fazer o melhor para o município. De maneira que acompanhando os trabalhos dos dois podemos afirmar que a Câmara de Lajinha estará bem servida com a reeleição dos dois e quem ganhará com isso será o povo de Lajinha.
Dizem por aí
O quociente eleitoral define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais, ou seja: eleições para vereador.
“Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior” (Código Eleitoral, art. 106). Ou seja, caso a parte fracionária do resultado da divisão seja menor ou igual a 0.5, ela é desprezada. Caso contrário, é arredondada para cima.
“Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias” (Lei n. 9.504/97, art. 5º). Ou seja, votos em brancos e nulos são desprezados.
Obs.: anteriormente à Lei n. 9.504/97, além dos votos nominais e dos votos de legenda, os votos em branco também eram computados no cálculo dos votos válidos.
Manhuaçu tem 235 candidatos a vereador, mas dizem que apenas 30 candidatos têm chance de disputar as 17 vagas da Câmara Municipal. Tem coligação que corre sério risco de ter um candidato bem votado, mas não eleger ninguém por não atingir o quociente eleitoral. Muitas pessoas são contra este sistema, acham que deveriam ser eleitos os mais votados. Para muitos é estranho um candidato a vereador ter 1500 votos e não ser eleito e um outro ser eleito com apenas 200 votos.
Como investir se não há grana
Os candidatos deveriam focar mais na administração, colocando para funcionar bem o que já existem do que prometer investimentos, pois sabemos que o Brasil está em recessão, você sabe das horas que constam em contrato dos médicos que atendem nos postos de saúde municipal, pois bem, será que na realidade eles cumprem o horário? O médico atende uma vez por semana, a semana passada ele não foi, na outra também não apareceu, existem dezenas de pessoas para passar na perícia, mas o especialista não aparece. Como gostaria de ver algum vereador cuidando disso, mas ninguém fiscaliza. Em uma proposta junto ao Conselho de Saúde de Manhuaçu, enquanto um candidato disse que iria investir, construir etc. O prefeito disse como aumentar o serviço de saúde, se o governo não paga nem o que está aí. O que falta mesmo é fiscalização e fazer funcionar o que tem.
Candidatos de Manhuaçu se reúne na Câmara para tratar da causa animal
Candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador se reuniram na Câmara Municipal para tratar da causa animal.
Para os protetores dos animais de Manhuaçu foi um grande momento em que as necessidades da causa foram apresentadas aos candidatos. Consideramos um grande avanço para a proteção animal de nossa cidade.
Todos estão se sentindo realizados, eu também considero um passo importante. Ouvimos o que cada candidato pensa em fazer caso seja eleito.
Precisamos de um programa de conscientização para toda a população com relação aos animais que são comunitários, esses que muitos estão empenhados em cuidar, tratar com alimento e remédios mais a população tem que conscientizar que eles têm direito de viver e que precisam de nossa proteção.