Dilma isola Michel Temer de decisões do Planalto
A presidente Dilma Rousseff reservou ao vice-presidente Michel Temer o pão que o diabo amassou, excluindo-o das reuniões mais relevantes do governo e até de colegiados como a coordenação política, nos quais tem acesso em razão do cargo que ocupa ou da condição de presidente nacional do PMDB. Dilma mudou de atitude em relação a Michel desde a carta em que ele, na prática, rompeu com o governo.
Com a candidatura de Hugo Motta (PB) à liderança do PMDB apoiada por Themer, ainda em sua mais recente conversa com Dilma, Michel Temer divergiu da insistência na recriação da CPMF, avisando que isso não passará. Veio o troco: Temer foi excluído até do “Dia D” contra o mosquito. Jaques Wagner (Casa Civil) só o avisou por telefone em cima da hora, de propósito.
Correndo atrás do prejuízo, depois de ser ignorado pelo Planalto, Temer aproveita para fazer campanha no PMDB. Retomou as viagens da “caravana da unidade”.
PUBLICIDADE
É o fim do sonho do primeiro automóvel da “classe média emergente”, a conhecida por “classe C”. Muitos têm sido obrigados a devolver aos bancos o carro financiado ou deixá-los pa-rados. Além das prestações intermináveis, os compradores de carros na classe C já não suportam o custo do combustível. O governo reduziu o IPI para melhorar as vendas e agora sufoca o comprador com os preços da gasolina e do álcool.
ESTAGNAÇÃO
O governo Dilma fez o Brasil regredir 13 anos: a produção de automóveis, em janeiro de 2016, foi igual a de janeiro de 2003.
AJUDANDO AMIGOS
O objetivo do governo petista não era viabilizar carro novo para a nova classe C, mas ajudar a indústria automobilística a aquecer as vendas.
QUEM MANDA
Do final do governo Lula à era Dilma, as montadoras de automóveis foram beneficiadas por 22 medidas, sobretudo de renúncia fiscal.
DESALENTO
A situação de Dilma está tão deteriorada que a Presidência já reservou R$ 500 mil do orçamento para pagar pesquisas do Ibope, que apenas confirmarão que a coisa está muito feia mesmo para o lado dela.
TRANSPARÊNCIA ZERO
Já lá se vão quase dois meses de 2016 e o Portal da Transparência não possui qualquer dado referente às transferências de recursos ou gastos diretos do governo liberados para o cidadão, que paga a conta.
JANELA DE TRANSFERÊNCIA
PT e PMDB, devem perder muitos deputados. Foi dada a largada da temporada de traição. O PMDB contabiliza a perda de cinco deputados federais na janela de transferências, que vai durar um mês. Três votaram em Hugo Motta para líder do PMDB.
Delcídio do Amaral é a cara do PT
…de volta da cadeia, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) tem todos os pré-requisitos para reassumir a liderança do governo Dilma.
Empreendedores individuais podem exercer sua atividade na residência
Plenário. Do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), a proposta altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O relator, Blairo Maggi (PR-MT), apresentou voto favorável, lido por Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Mariani observa que alguns empreendedores individuais que poderiam exercer sua atividade em sua própria residência, sem a necessidade de dispor de estabelecimento para essa finalidade, estão impedidos de fazê-lo pela legislação de vários estados, que proíbem a coincidência entre o endereço do empreendimento e o endereço residencial.