Atividade do comércio no país tem pior resultado em 11 anos…

250

Atividade do comércio no país tem pior resultado em 11 anos

O movimento cresceu 3,7% em 2014, aponta Serasa Experian. Entre fatores, estão alta das taxas de juros e inflação e menor confiança.
MOVIMENTO NO COMÉRCIO: O movimen-to dos consumidores nas lojas em 2014 cresceu 3,7% em relação ao ano de 2013, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Foi o menor ritmo de crescimento da atividade varejista em 11 anos, superando apenas as variações anuais de 2002 (-4,9%) e 2003 (3,1%). De 2004 a 2014, o menor crescimento da atividade varejista havia ocorrido em 2013 (alta anual de 5,2%).
Segundo os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade comercial registrado em 2014 vem da escalada das taxas de juros no mercado doméstico, da alta da inflação, especialmente durante o primeiro semestre do ano, e do menor grau de confiança dos consumidores, ainda em situação de elevado endividamento e, por isso, preocupados em sair da inadimplência em vez de assumir novos financiamentos.
DESEMPENHO DOS SETORES: Em 2014, a atividade varejista cresceu 3,7% liderada pelo setor de super-mercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,9%) e pelo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (alta de 3,4%).
Já o setor de combustíveis e lubrificantes subiu 1,2% de janeiro a dezembro de 2014.
O segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática acumulou alta de 0,9% e o de veículos, mo-tos e peças acumulou crescimento de 0,4%. Por outro lado, as lojas de material de construção tiveram queda de 6,5% no movimento em 2014.

Reajuste no preço da Carteira de Habilitação

Já está mais caro no Brasil, tirar a carteira de habilitação. Uma resolução do CONTRAN (Conselho
Nacional de Trânsito) determina que para realizar as aulas práticas de direção, por exemplo, o candidato terá que desembolsar cerca de 25% a mais do que ele teria que pagar até o mês passado. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou o número mínimo de horas/aula que o candidato deve fazer antes de se submeter ao exame de prática de direção veicular. O valor exato do acréscimo varia de acordo com a autoescola ou o serviço que for escolhida pelo aluno.
Segundo o texto da resolução 493, de 5 de julho deste ano, os alunos deverão fazer o mínimo de 25 horas/aula práticas para a categoria B – antes eram 20horas/aula. Dessas, cinco precisarão ser realizadas no período noturno. Além de ampliar a carga horária, o documento prevê o uso de simuladores à noite. Entretanto, não se trata de uma obrigatoriedade e sim de uma opção para autoescolas e alunos. Aqueles que desejam adicionar à CNH a categoria A (moto) terão que fazer o mínimo de 15 horas/aulas práticas, sendo que três delas precisarão ser desempenhadas no período noturno. Já os motoristas que quiserem acrescentar a categoria B terão que completar 20 horas/aula. Quatro delas deverão ser ministradas à noite.
Responsabilidade. De acordo com o texto da resolução, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é responsável por fiscalizar de maneira direta e permanente os requisitos e exigências da resolução do Contran. No entanto, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) são responsáveis por comprovar a realização das aulas de prática veicular e aulas em simulado no período noturno. As autoescolas tiveram quase cinco meses entre a publicação da resolução e a data de sua entrada em vigor para se adequar às novas exigências definidas pelo Contram.

Jober assume a Câmara de Ipanema

Eleito por unanimidade, foi empossado o novo presidente da Câmara Municipal de Ipanema, o vereador Jober Alves Furtado Júnior. A chapafoi composta também pelo vice-presidente, o vereador Ary Bernardino de Paula, e pelo secretário, Paulo Sérgio de Andrade.
Durante a posse, Jober Júnior agradeceu o apoio do grupo político que o elegeu, dando ênfase à im
portância dessa unidade para contribuição ao crescimento do município e contando com a atuação conjunta da chapa para fazer valer a importância da mesa diretora.
O prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, manifestou sua satisfação com o resultado da eleição da mesa diretora 2015/2016 e parabenizou o ex-presidente, o vereador Mar-lúcio Cipópor seus trabalhos frente à Casa. “Sabemos das injustiças sofridas pelo nosso amigo Marlúcio. Gostaria de lembrar sua honrosa atitude ao economizar recursos financeiros do Legislativo para devolver em obras e projetos ao povo ipanemense. Foi um feito histórico e resultado de uma boa administração”, discursou o prefeito.
Em sua palavra final, com um tom emocionado, Marlúcio Cipó, desejou que o próximo presidente não sofra as mesmas perseguições políticas que ele, e disse que deixou o cargo de cabeça erguida, por ter feito tudo que estava a seu alcance. Ipanews

Nota Oficial – Anúncio dos Novos Comandantes das Forças Armadas

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, dia 7 de janeiro, os nomes dos novos comandantes das Forças Armadas: Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira (Marinha), General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas (Exército) e o Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato (Aeronáutica).
A presidenta agradeceu a competência e a dedicação dos ex-comandantes Almirante Julio Soares de Moura Neto (Marinha), General Enzo Martins Peri (Exército) e Brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui